No encerramento do prazo de submissão de projetos, o edital Apoio à Melhoria do Ensino de Ciências e de Matemática em Escolas Públicas do Rio de Janeiro teve 55 propostas inscritas. Das 16 instituições participantes, a que teve maior número de solicitações foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 11, seguida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com oito, a Fundação Oswaldo Cruz, com sete, e Universidade Federal Fluminense (UFF), com seis. Seis instituições concorrem com um projeto cada. Os concorrentes agora têm até o dia 30 de maio para entregar a cópia impressa de sua proposta. A divulgação de resultados está prevista para acontecer a partir do dia 26 de junho.
O programa apóia iniciativas que abordem temas relevantes ao processo de ensino-aprendizagem e permitam o aprimoramento da infra-estrutura das escolas públicas, visando a melhoria do ensino de ciências e de matemática. Isso pode ser feito pela capacitação e a atualização de professores dessas matérias; pela melhora da infra-estrutura necessária ao ensino de ciências e matemática; pela promoção do intercâmbio de instituições de ensino e pesquisa com escolas públicas sediadas no estado; e pelo estabelecimento da excelência do ensino de ciências e de matemática nas escolas públicas estaduais.
Para financiar esses projetos, o edital prevê um total de recursos de R$ 2 milhões, dos quais 30% se destinam a atender escolas públicas fora da região metropolitana do Rio de Janeiro. O valor máximo de cada proposta é de R$ 40 mil. Segundo o edital, o programa custeia material permanente e equipamentos; material de consumo; pequenas obras de infra-estrutura e instalações (até o máximo de 30% do montante solicitado); aquisição de acervo bibliográfico; produção de material didático e instrucional; serviços de terceiros (até o máximo de 20% do montante solicitado); pagamento de diárias e passagens (até o máximo de 10% do montante solicitado); e despesas acessórias de importação.
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes