Lançado pela primeira vez este ano, o edital de Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro despertou um enorme interesse das instituições fluminenses. Foram 167 solicitações contabilizadas pelo sistema inFAPERJ ao fim do prazo de submissão de propostas, na última segunda-feira, dia 2 de junho, um total bem acima do esperado. Vinte e quatro instituições se inscreveram. A que apresentou um maior número de projetos foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 52; seguida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com 36; Universidade Federal Fluminense (UFF), com 19; e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com 16. Outras 20 instituições também submeteram projetos. Os concorrentes agora têm até esta sexta-feira, 6 de junho, para entrega da cópia impressa de sua documentação. A Fundação avisa que não haverá prorrogação desse prazo.
O programa dispõe de R$ 20 milhões, previstos na programação orçamentária da Fundação, com os quais se visa promover a consolidação dos grupos de pesquisa considerados emergentes em instituições de ensino e pesquisa do estado, apoiando seus projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Para tanto, o edital prevê o financiamento de itens como material de consumo; material permanente e equipamentos; pequenas obras de infra-estrutura e instalações (até o limite de 30% do montante solicitado); serviços de terceiros (pessoas físicas e jurídicas), desde que eventuais (até o limite de 10% do montante solicitado); diárias e passagens (até o limite de 5% do montante solicitado); e despesas de importação.
A diretoria da Fundação lembra ainda aos candidatos que o prazo para a entrega da cópia impressa dos documentos de suas propostas termina nesta sexta-feira, 6 de junho. A divulgação dos resultados está prevista para ocorrer a partir de 3 de julho.
Confira aqui a relação completa de editais lançados em 2008.
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes