O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Novas tecnologias são apresentadas em evento em Petrópolis
Publicado em: 07/08/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Novas tecnologias são apresentadas em evento em Petrópolis

 Vinicius Zepeda

    
   Meggiolaro: pesquisas em
   robótica para tratar câncer

Vinicius Zepeda

Um software desenvolvido pelo engenheiro mecânico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e bolsista da FAPERJ, Marco Antônio Meggiolaro, tem contribuído de forma decisiva para o tratamento de pacientes com câncer. A tecnologia, genuinamente nacional, vem sendo aplicada para dar maior precisão num braço robótico. O aparelho é utilizado numa terapia ainda inédita no Brasil mas, já largamente utilizada em países da Europa e nos Estados Unidos: o bombardeamento de tumores por meio da emissão de prótons. Na segunda-feira, 4 de agosto, durante cerimônia de abertura do 1 Festival de Tecnologia de Petrópolis (FTP 2008), realizado no auditório da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase), com apoio da FAPERJ, o pesquisador teve seus esforços reconhecidos ao receber o prêmio Dom Pedro II (Destaque Nacional de Inovação Tecnológica).

Realizado pelo Movimento Petrópolis-Tecnópolis – projeto que busca a fixação de instituições de base tecnológica na cidade – o FTP 2008 ocorre entre os dias 4 e 9 de agosto. Robôs de competição, aviões não-tripulados, cálculos matemáticos para prevenir doenças cardiovasculares, efeitos musicais, videoarte, concertos em laptops, efeitos musicais e apresentação de filmes estarão entre as atividades, que ocuparão o Palácio de Cristal, o campus da Fase, o Museu Imperial e Teatro Municipal de Petrópolis. Ao todo deverão participar mais de 300 executivos de destaque na área de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil e no mundo. 

O Palácio de Cristal sediará, entre os dias 5 e 8 de agosto, das 10 às 18h, a Mostra de Ciência & Tecnologia da FTP 2008. Aberta para visitação de escolas públicas, particulares e do público em geral, a mostra contará com um estande da FAPERJ, onde serão apresentados livros e publicações editados com o apoio do programa de Auxílio à Editoração (APQ 3). A mostra contará ainda com atividades como planetário inflável, experimentos em física, jogos matemáticos e de computador, entre outras.

  Vinicius Zepeda
        
 Cardoso destacou a democratização
 do acesso à Internet no estado do RJ

Presente na cerimônia de abertura, o secretário de C&T do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso, chamou a atenção para a contribuição do FTP 2008 na democratização do acesso à tecnologia da informação e exemplificou o papel da secretaria no processo. “Um exemplo é o esforço que estamos fazendo pela inclusão digital, com programas como o Orla Digital, o Baixada Digital e a meta de tornar o acesso à internet totalmente gratuito e sem fio em todo o estado do Rio de Janeiro até o fim deste governo”, afirmou. “Nossos esforços estão sendo direcionados para que, daqui há três anos, este acesso não seja cobrado. Os conteúdos disponibilizados pela rede podem ser cobrados, mas o acesso à tecnologia tem que ser de todos”, afirmou.

Já para professor da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e autor da idéia de transformação de caça-níqueis em computadores, Fabiano Saldanha Gomes de Oliveira, a expectativa é transformar o FTP 2008 num evento anual e de destaque no calendário de todo o estado, como já ocorre, por exemplo, com a Feira Literária Internacional da cidade de Paraty (Flip). "Este evento é essencial para dar visibilidade a Petrópolis no cenário nacional e internacional. Desta forma, poderemos fazer com que outras empresas se mudem e invistam aqui”, acrescentou Oliveira.

No dia 5 de agosto, na Faculdade Arthur Sá Earp (Fase), o engenheiro mecânico Marco Antônio Meggiolaro fará uma palestra sobre o panorama geral da robótica. “Apresentarei também os robôs de competição da equipe RioBotz, que desenvolvo na PUC-Rio. Apesar do aspecto lúdico dos torneios – em que veículos robóticos lutam entre si para verificarmos qual é o mais resistente –, por meio desta aparente brincadeira desenvolvemos estudos para tecnologia de ponta na área. Graças a esta ‘diversão’, desenvolvemos o robô que faz a inspeção da tampa do reator da usina nuclear de Angra dos Reis", explica Meggiolaro.

 Divulgação/ RioBotz

     
     Robô de competição criado pela
     equipe coordenada por Meggiolaro

Ainda em relação aos robôs, o premiado software utilizado no tratamento de câncer tem também servido a  manipuladores para intervenções submarinas da Petrobras. “O sistema desenvolve tarefas no fundo do oceano. Nosso objetivo é, por meio desta tecnologia, reduzir o tempo e o custo das intervenções submarinas”, afirma Meggiolaro. Na área de biomedicina, a Fase terá, entre os dias 6 e 8 de agosto, palestras gratuitas e abertas ao público. No dia 6, o biólogo e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Radovan Borojevic falará sobre células-tronco. 

Mais informações: www.ftp2008.com.br

Leia mais:

- Células-tronco presentes no tecido adiposo podem ser empregadas em várias terapias

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes