O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Workshop na Uenf aborda novo modelo de produção agrícola mundial
Publicado em: 07/05/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Workshop na Uenf aborda novo modelo de produção agrícola mundial

Vinicius Zepeda

Divulgação/Nudiba 

         
     Acima: mudas de maracujá com ácidos húmicos e bactérias
       benéficas. Abaixo: mudas sem o uso das substâncias
  


"Nos próximos anos, o grupo de países em desenvolvimento formado por Brasil, Rússia, China e Índia deverá liderar uma transformação no modelo de produção agrícola mundial. O novo modelo se apoia na substituição gradual do uso de fertilizantes químicos industrializados – que, apesar da eficácia, geram custos cada vez mais significativos para o meio ambiente – por bactérias benéficas ao crescimento vegetal e outros insumos biológicos de eficiência similar e não prejudiciais ao meio ambiente". A afirmativa é do engenheiro agrônomo e pesquisador da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Fábio Lopes Olivares. Ele e os colegas Arnoldo Façanha e Luciano Canellas são os organizadores do 1 Workshop do Núcleo de Desenvolvimento de Insumos Biológicos para a Agricultura (Nudiba), que, entre 13 e 14 de maio, acontece no Centro de Convenções da Uenf (Avenida Alberto Lamego, 2000, Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro). O evento, realizado com apoio da FAPERJ e cujas inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local, reunirá especialistas de todo o País para discutir os projetos desenvolvidos pelo Brasil dentro do novo modelo de produção agrícola mundial, liderado pelo chamado BRIC – sigla criada pelo economista britânico Jim O’Neil para identificar Brasil, Rússia, Índia e China, economias emergentes que, até 2050, devem superar as grandes nações.

A diversidade de recursos naturais, a extensão do volume de terras, os projetos brasileiros da área de ciências agrárias voltados para a geração de tecnologias de produção e a qualidade dos pesquisadores são fatores apontados por Fábio Olivares como extremamente favoráveis ao desenvolvimento desse novo modelo  agrário no Brasil. "Entre os estudos desenvolvidos pelos pesquisadores do Nudiba, podemos citar trabalhos que envolvem o uso combinado de microorganismos e matéria orgânica para elaboração de inoculantes e fertilizantes biológicos, e estudos de seleção de bactérias benéficas, como a pesquisa Caracterização molecular da biodiversidade endofítica associada à fruteira, desenvolvida em 2006 pela bióloga Adriane Nunes de Souza e apoiada pela FAPERJ por meio do edital Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCTR)", recorda Olivares.

Adriane agrupou e caracterizou um grupo de 150 espécies de bactérias endofíticas – aquelas que, além de ajudar no crescimento vegetal, ainda auxiliam no controle de doenças –, isoladas de raízes, caules e folhas de plantas de abacaxi e maracujá. "Recentemente, nosso grupo registrou uma patente no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) para o uso combinado de ácido húmico com bactérias promotoras de crescimento vegetal em cultivos de milho, cana-de-açúcar e fruteiras. Agora, trabalhamos na geração de novas patentes para obtenção de húmus bioativo e inoculantes microbianos complexos", complementa o engenheiro agrônomo da Uenf.

Divulgação/Nudiba 
    
No laboratório, os pesquisadores criam fómulas a partir do
fracionamento de substâncias húmicas e ácidos fúlvicos

Segundo Fábio Olivares, resíduos agrícolas como bagaço e torta de filtro de cana, restos de colheita, torta de girassol utilizados como fonte de matéria orgânica para produção de húmus – espécie de fertilizante natural e não-tóxico produzido por minhocas – são a base para geração de insumos biológicos na forma de inoculantes microbianos, substratos e fertilizantes organominerais para uso na agricultura. "O processo de estabilização envolve a mistura de resíduos com esterco, na maioria dos casos (processo de compostagem), que ainda é posteriormente estabilizada por minhocas vermelhas californianas, processo conhecido como vermicompostagem. A partir do vermicomposto, esta fonte de matéria orgânica pode ser fracionada para obtenção de subfrações como ácidos fúlvicos e húmicos utilizados em muitas formulas criadas pelso pesquisadiores do Nudiba", explica Olivares. "O húmus obtido é fracionado por métodos químicos para obtenção de ácidos húmicos, fúlvicos e humatos  e frações menores e sua bioatividade em plantas  é estudados em laboratório, casa-de-vegetação e condições de campo", complementa.

Os pesquisadores vêm obtendo resultados promissores em experimentos desenvolvidos em propriedades rurais norte, nordeste e Região dos Lagos fluminense. "O uso combinado possibilita maiores chances de resposta positiva. No caso específico da cana-de-açúcar, pudemos verificar um incremento na produção em cana-planta na ordem de 30%", explica Olivares. "Com a criação oficial do Nudiba, pretendemos buscar parcerias com empresas para desenvolver e disponibilizar produtos e processos de base biológica, criando uma atmosfera de inovação tecnológica na área agrícola. Nossa expectativa é de que, com essa associação, possamos produzir em escala industrial os produtos que hoje estamos testando em propriedades rurais", acrescenta.  

Durante o workshop, o Nudiba será apresentado oficialmente à comunidade científica. "Pesquisas iniciadas há nove anos com a troca de conhecimentos e projetos interdisciplinares envolvendo pesquisadores de diferentes laboratórios sediados no Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) e no Centro de Ciências e Tecnologias Agrárias (CCTA) da Uenf levaram à criação de uma série de projetos na área de microbiologia de bactérias promotoras de crescimento vegetal, no estudo de substâncias húmicas e outras fontes de matéria orgânica não agressivas ao meio ambiente em substituição ao uso de fertilizantes químicos comumente utilizados", conta Olivares. Ele acrescenta que o encerramento do evento se dará com a inauguração do laboratório e sede do Nudiba. "O novo espaço permitirá um maior intercâmbio entre os pesquisadores e estudantes de diferentes centros da universidade, que poderão agora desenvolver parcerias com pesquisas num mesmo local", afirma, entusiamado.

O novo laboratório da Uenf, desenvolvido também com apoio da FAPERJ, contará com toda a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento das pesquisas em três núcleos temáticos: processos microbianos, química da matéria orgânica e bioenergética vegetal, e sinalização iônica, desenvolvidas pelos pesquisadores ligados ao Nudiba. "No novo espaço, teremos o material necessário para dar suporte aos estudos integrados, contando com estrutura básica de microbiologia para cultivo de bactérias e fungos benéficos, microscopia ótica e análise digital de imagens, técnicas cromatográficas e espectroscópicas para separação de frações da matéria orgânica e analisador de carbono CHN, entre outros equipamentos", explica Olivares. Ele destaca ainda a importância da escolha dos palestrantes do evento. "Todos os pesquisadores escolhidos apresentarão aquilo que há de mais importante sendo desenvolvido em sua área. Ao final do workshop, eles se tornarão pesquisadores associados do Nudiba, trazendo sua experiência e, com isso, ajudando a compor as linhas de pesquisa que orientarão os futuros projetos do núcleo", acrescenta.

Entre as palestras, Fábio Olivares destaca a participação do vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia de Fixação Biológica do Nitrogênio, Emanuel Maltempi de Souza, que falará sobre o uso da bactéria Herbaspirillum para indução do crescimento vegetal, e do vice-presidente da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas, Ladislau Martin-Neto, que abordará os principais desafios enfrentados pelas pesquisas da área. "Além deles, pesquisadores de reconhecimento nacional e internacional falarão sobre temas, como fixação biológica de nitrogênio, microorganismos destoxificadores do ambiente, nova geração de adubos organominerais e sistemas de produção orgânica", complementa Olivares. O evento contará ainda com a presença do pesquisador italiano Riccardo Spaccini, da Universidade de Nápoles (Unina, na Itália), considerado junto com o colega Alessandro Picollo, especialista de renome internacional no desenvolvimento de metodologias de química fina para estudo de substâncias húmicas.

O pesquisador italiano Riccardo Spaccini ainda ministrará o minicurso "Caracterização da matéria orgânica de solos e fertilizantes", entre os dias 18 e 21 de maio, na Uenf, voltado para alunos de graduação e pós-graduação. As inscrições poderão ser feitas durante o workshop e a taxa de inscrição do curso, que terá carga horária de 34h e inclui material didático, é de R$ 50. Mais informações sobre o workshop e o minicurso: nudiba@uenf.br  

Para ver a programação completa do 1 Workshop do Nudiba clique aqui

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes