O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Depois da pacificação, Cidade de Deus entra na era digital
Publicado em: 21/05/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Depois da pacificação, Cidade de Deus entra na era digital

Vinicius Zepeda


Fotos: Vinicius Zepeda 

       
    Pouco mais de dois meses depois da instalação de uma Unidade de Policiamento
    Pacificadora com 190 policiais formados, a Cidade de Deus entra na era digital
 

Ronaldo Mascena, 57 anos, solteiro e sem filhos, é radialista. Lourival Nascimento, 48, é casado, pai de uma filha e trabalha como professor de educação física dando aulas para crianças e jovens. Já Dandara, 15 anos, estudante do segundo ano de uma escola pública do Ensino Médio, é a irmã mais velha de três filhos que vivem juntos com sua mãe, que trabalha como vendedora num shopping da cidade. Ronaldo, Lourival e Dandara têm uma coisa em comum: são moradores da Cidade de Deus, comunidade de baixa renda situada nos arredores do bairro de Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade do Rio. Desde esta quinta-feira, 21 de maio, os três e todos os 45 mil moradores do local passaram a receber sinal de internet sem fio e gratuita por meio de radiotransmissores. O projeto, fruto de uma parceria da Secretaria Estadual de C&T, FAPERJ e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), segue os moldes das iniciativas de popularização do uso da internet realizadas em todo o estado, como o Orla Digital e o Santa Marta Digital. A instalação das antenas para transmissão do sinal e a cerimônia oficial de inauguração do Cidade de Deus Digital aconteceram na praça Padre Júlio Groten, a principal da comunidade. Estiveram presentes diversas autoridades do estado e da cidade, além de lideres comunitários.

“Liberdade. Este é o principal benefício deste projeto. Eu não tenho internet em casa, mas uso muito as Lan Houses daqui. Com a internet gratuita na comunidade, vou poder ler jornais e saber o que está acontecendo no mundo, além de tirar dúvidas e estudar com o auxílio do computador”, afirmou a estudante Dandara. “Para mim, a mudança principal que esta iniciativa traz é para dar um melhor futuro a crianças e jovens com acesso ao uso de um instrumento valioso para o conhecimento: o computador. Espero que o estado mantenha o trabalho que está fazendo aqui e se preocupe em capacitar lideranças com capacidade de formar nossos jovens de forma eficiente”, lembrou o professor de educação física Lourival Nascimento. Já o radialista Ronaldo Mascena destacou que hoje a informação é uma das coisas mais importantes do mundo. “Com acesso gratuito à internet poderemos pesquisar preços de produtos para o comércio, estudar, fazer cursos a distância, além de enviar currículos para grandes empresas que só aceitam recebê-los por meio do correio eletrônico, que agora cada um de nós poderá criar”, complementou Mascena.

            

Ao chegar à comunidade, o governador Sérgio Cabral recebe      
cumprimentos de crianças, jovens e demais moradores do local
 

 

Presente à cerimônia de inauguração do projeto, o governador Sérgio Cabral lembrou da emoção que sentiu ao receber o agradecimento de uma moradora pelo trabalho que o estado vem realizando na comunidade. Antes do projeto Cidade de Deus Digital, o local recebeu em fevereiro deste ano uma Unidade Policiamento Pacificadora (UPP) com 190 policiais recém-formados, a exemplo do que já ocorre no morro Santa Marta, na Zona Sul da cidade, que serviu para expulsar o tráfico de drogas ostensivo e o crime organizado da região. “A senhora me agradeceu por estar livre do terrorismo, que não é apenas formado pelo crime organizado, mas também pelo descaso das autoridades que há pelo menos 40 anos não olhavam para este local”, afirmou o governador. “E eu posso garantir que depois da UPP e da inclusão digital, traremos outros projetos para cá. Durante três ou quatro meses, instrutores de informática estarão aqui na praça numa tenda montada para oferecer cursos de capacitação em informática nos moldes do que aconteceu no Orla e Santa Marta Digital”, completou.

Cabral ainda lembrou que os serviços na comunidade continuarão após os quatro meses de instalação das tendas na praça. “Depois deste período iremos instalar um CVT (Centro de Vocação Tecnológica, voltado para o ensino técnico profissionalizante) em que iremos capacitar jovens e adultos em profissões como ladrilheiro, pedreiro, eletricista e bombeiro hidráulico. Além disso, por meio de uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) formaremos técnicos em fármacos para serem empregados nas indústrias farmacêuticas da região”, afirmou. Já o Secretário Estadual de C&T, Alexandre Cardoso complementou que o Rio de Janeiro passará a ser o primeiro estado do país a oferecer Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro do ensino profissionalizante. “Ofereceremos EJA dentro do CVT. Desta forma, em um ano jovens e adultos que interromperam os estudos poderão retomá-los e ainda sairão especializados em uma profissão”, lembrou Cardoso. Ele ainda aproveitou a ocasião para adiantar a próxima etapa da inclusão digital no estado. “O programa Baixada Digital já tem data para ser oficialmente inaugurado: 28 de junho”, acrescentou.

      

     Alexandre Cardoso(à esq.), Flávio Hasselmann e Ruy
       Marques: união de esforços pela inclusão digital

O reitor da PUC-Rio, Padre Jesus Hortal Sanchez, destacou o papel da universidade no projeto. “Uma universidade não pode ser apenas um espaço de formação de intelectuais. Nosso papel é trazer conteúdo para a internet gratuita na Cidade de Deus e desta forma, integrar a cidade, romper o rótulo de Cidade Partida – expressão cunhada pelo jornalista Zuenir Ventura para explicar a falta de integração entre regiões como Norte e Sul, asfalto e favela – por meio da alfabetização digital e contribuir para a paz, harmonia e bem-estar da população de toda a cidade”, disse Hortal.

O coordenador do projeto Cidade de Deus Digital e diretor do Centro de Estudos em Telecomunicações (Cetuc) da PUC-Rio, Flávio José Vieira Hasselmann lembrou a importância da tecnologia empregada. Segundo ele, a iniciativa trabalha com o que há de mais moderno em tecnologia na área. “Para os profissionais e pesquisadores do Cetuc, será um ótimo espaço para estudos e desenvolvimento de novas tecnologias de ponta em transmissão de dados por meio de radiotransmissores”, afirmou. “O Instituto de Mídias Digitais da PUC-Rio – plataforma tecnológica que junta competências de vários departamentos da universidade, como Artes e Design, Letras, Comunicação, Informática, Engenharia no desenvolvimento de projetos multidisciplinares – certamente será o responsável aqui na Cidade de Deus pelo fornecimento de conteúdo educativo para a população, e não apenas técnico”, concluiu.

Também estiveram presentes o diretor-presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques; o secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame; o secretário municipal de C&T, Rubens Andrade; o presidente da Associação de Moradores da Cidade de Deus, Alexandre Ferramenta; a presidente do Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), Masako Oya Massuda; o comandante da UPP local, Capitão Felipe Gonçalves Romeu, o deputado estadual Domingos Brazão, diversas outras autoridades e lideranças comunitárias.

O Cidade de Deus Digital é uma rede inclusiva com três pontos principais: internet gratuita para a inclusão digital, utilização de serviços pela população (como consulta de processos, agendamento de perícias no INSS, pesquisas escolares, consultas no Detran, emissão de 2 via de contas, envio de currículos, criação de contas de e-mail, etc.) e acesso aos microempresários do local para que possam ganhar competitividade para desenvolvimento e oferta de seus produtos. A implantação do sistema wireless (sem fio) na Cidade de Deus permitirá que o local se transforme em uma Comunidade Digital e reforça as ações de inclusão social do Estado. O projeto foi viabilizado pela cessão de equipamentos de telecomunicações, pela Secretaria de Segurança do Estado, que foram utilizados nos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes