Rosilene Ricardo
Peter Ilicciev |
![]() |
Cartilhas, livro e potes com aromas de frutas ou plantas estimulam, de maneira lúdica, o olfato das crianças |
Formado por uma caixa colorida com potes que contêm uma base de glicerina com essência extraída de plantas ou frutas, o kit Cheiro de quê? também utiliza cartilhas e um livro infantil com informações relacionadas ao tema e revisadas por pesquisadores das áreas de biologia, física, química e design. De forma atraente e acessível, o kit se destina a alunos de 8 a 12 anos da rede pública do Rio de Janeiro e aos visitantes do Museu da Vida/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Acreditamos que será uma ferramenta útil e eficiente de difusão e popularização da ciência, fazendo com que as crianças percebam, pelo olfato, o mundo ao seu redor e a importância dos cheiros”, diz Luisa Massarani, que trabalha no Museu da Vida, museu de ciências interativo ligado à Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.
A ideia surgiu a partir de um jogo francês, chamado Le loto des odeurs, que reúne 26 pequenos recipientes de plástico, com diferentes odores de frutas, flores e elementos domésticos variados, como sabão, biscoito e mel. Na versão brasileira, a quantidade de potes diminuiu para cinco e acrescentou-se um livro que conta a história de um cheiro, que tomou conta de uma cidade e como um grupo de crianças tenta descobrir a origem da essência. Segundo a pesquisadora, todo o conjunto – livro, cartilhas e os potes – vai ajudar os estudantes a distinguir os diferentes odores de ervas, flores e frutas, que fazem parte da flora brasileira.
Durante a leitura, o aluno é estimulado a usar a carta de atividades, que fala sobre plantas e frutas brasileiras, e a descobrir curiosidades sobre elas. Vai aprender, por exemplo, que a banana, que acreditamos ser nativa do Brasil, é, na verdade, asiática, e que a jaca tem origem indiana. Ele também pode ser orientado a pegar um dos potes para tentar adivinhar qual o cheiro que contém. “É um tipo de conhecimento que os alunos não têm na escola. Aprendendo sobre esses assuntos ao longo do livro, eles se sentem parte dessas descobertas”, diz.
O conteúdo do kit ainda propõe ao aluno experiências em casa: uma delas é procurar distinguir odores do cotidiano, como queijo, chulé e café. “Uma das propostas é beber um suco, tampando o nariz para não sentir o cheiro, e depois fazer o mesmo, procurando sentir o odor. Assim, eles vão relacionar gosto com cheiro e chegar à conclusão de que quando não sentimos o odor daquilo que ingerimos, consequentemente sentimos menos o sabor”, explica ela.
O projeto foi realizado pelo Museu da Vida e pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio da empresa IFF – Essências e Fragrâncias, além da FAPERJ. O kit está disponível para escolas da rede pública e museus de ciência do Rio de Janeiro. Para recebê-los, a escola ou o museu precisa mandar uma solicitação para o e-mail: nestudos@fiocruz.br.
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes