O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Funcionários da FAPERJ visitam o Morro dos Macacos
Publicado em: 13/10/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Funcionários da FAPERJ visitam o Morro dos Macacos

Cinco funcionários da FAPERJ subiram o Morro dos Macacos, em Vila Isabel, nesta sexta-feira 10 de outubro para conhecer as instalações da Dinamicoop, cooperativa de informática formada por moradores da comunidade local. Um professor da cooperativa – Jorge Godêncio – está dando aulas de informática a funcionários da fundação há quase um mês. A idéia de visitar o morro partiu dos próprios alunos, empolgados com o trabalho de Jorge.

A cooperativa, que fica no Centro Comunitário Lídia Santos (Ceaca – Vila), é formada por ex-alunos de cursos oferecidos pelo Comitê de Democratização da Informática (CDI) em parceria com a Microsoft. O espaço tem três andares, com 32 salas e 30 computadores, todos com acesso à internet em banda larga. Um quarto andar está sendo construído, onde funcionará um cibercafé.

 

A Dinamicoop oferece cursos de webdesign, montagem e administração de redes, design gráfico, treinamento em MS Office e silk screen. O diretor-presidente da cooperativa, Leandro Farias, explica que objetivo do trabalho é qualificar alunos para virarem educadores, multiplicando o conhecimento. “Antes de começar a fazer o curso de informática aqui no Ceaca eu era um garoto tímido que gostava de jogar bola . Além da inserção digital, hoje também estou inserido socialmente, como professor de informática da cooperativa”, disse Farias.

 

A experiência de dar aulas está dando tão certo para Jorge Godêncio que ele acaba de ser contratado como bolsista do suporte técnico do setor de informática da FAPERJ. “A FAPERJ é o marco zero no nosso trabalho. É o nosso primeiro contato como cooperativa e demonstrou minha capacidade de ensinar. Estou satisfeito de ter trazido meus alunos aqui para conhecerem o espaço”, contou Godêncio.

 

A Dinamicoop utiliza o método Paulo Freire de educação no ensino de informática: os próprios alunos escolhem o projeto. Aqueles que mais se destacam podem virar sócios da cooperativa.

 

Para a aluna Ilda Noemi, do setor financeiro da FAPERJ, a visita foi muito positiva. “É muito interessante vir aqui no Morro dos Macacos conhecer uma iniciativa bonita como esta. É disso que estamos precisando e não de notícias de violência diária em comunidades”, comentou.

 

“Este curso é uma quebra de preconceitos. A gente trabalha na FAPERJ com a uma elite de pesquisadores. Então como imaginar moradores do Morro dos Macacos dando aula para gente? Vir aqui me fez rever meus conceitos. O trabalho desta cooperativa me emociona”, afirmou Maria Janete, do setor de informática da FAPERJ, que supervisionou o curso e também mora numa comunidade.

 

Além de Ilda e Janete, também foram conhecer a Cooperativa os funcionários Alfredo João, Beatriz Garcia e Francisca Soares de Almeida.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes