Rosilene Ricardo
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No jogo, o usuário assume o volante virtual e passa pelas situações cotidianas do trânsito na cidade |
Ainda com nome provisório, o software usa tecnologias de criação de ambientes virtuais e interativos, proporcionando a quem o usa uma experiência que poderá ser aplicada na vida real. O simulador permitirá ao usuário aprender como dirigir de maneira segura, lançando mão das vantagens de um ambiente virtual: baixo custo operacional, alta interatividade, situações de risco etc.
Segundo a coordenadora do projeto, Cristina Araújo, da T&T, as campanhas que objetivam conscientização sobre o tema ainda têm pouco impacto sobre os jovens, especialmente os do sexo masculino. Os games, ao contrário, costumam ter grande apelo para esse tipo de público. "Muitos jogos já são educativos. Então, resolvemos também ensinar aos motoristas que dirigem pela cidade os princípios da direção defensiva." E acrescenta: "Acredito que qualquer iniciativa para reduzir acidentes no Rio de Janeiro trará um alto benefício, tanto financeiros quanto humanos. O Serius Game tem elevado grau de imersão e interatividade. Softwares com esse perfil podem potencializar bastante o aprendizado, como uma ferramenta útil, lúdica e educativa", explica.
Para trazer ainda mais realidade visual ao software – que deve ficar pronto até o fim do ano –, os alunos do Instituto de Computação da UFF, em conjunto com técnicos da T&T, reproduziram o cotidiano da direção da vida real. No game, o jogador assume a direção de um carro e deverá fazer várias entregas em diversos pontos da cidade, passando por inúmeras situações de risco e pontos críticos do trânsito. O jogador tem liberdade de dirigir conforme sua prática habitual, ou seja, decidir, diante das situações, se agirá ou não com prudência. Mas quando se decidir por alguma imprudência, o simulador o levará a vivenciar as consequências de suas decisões.
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Diante dos riscos que surgem no game, o motorista decide: ou age com prudência ou arca com as consequências |
No primeiro momento, o simulador poderá ser utilizado pelos sites governamentais. Depois, sua distribuição será feita de forma gratuita em postos de gasolina, seguradoras e revendedoras de veículos. "Estamos em reuniões com empresas que atuam diretamente com os usuários desses serviços. Mas estamos bastante confiantes em estabelecer novas parcerias. Quem sabe, no futuro traduziremos uma versão do nosso software para o inglês, já que não existe em outros países um jogo como o nosso, e, principalmente, com a mesma realidade visual?", pondera Cristina Araújo. A meta é fazer com que, por meio do software, os motoristas se tornem mais conscientes e cuidadosos e que, assim seja possível reduzir o número de acidentes, particularmente as mortes nas estradas brasileiras. E também diminuir os prejuízos com esses acidentes, que, só em 2007, de acordo com a PRF, custaram ao país R$ 31 bilhões.
A empresa T & T é uma das pioneiras do mercado em Serious Games digitais (simulações imersivas para aprendizagem, que constituem uma poderosa ferramenta de treinamento), promove cursos para formação de especialistas em desenvolver games e já recebeu mais de 800 alunos de vários estados, entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, para aulas de desenvolvimento de jogos. No final dos cursos, os alunos devem concretizar o aprendizado na prática desenvolvendo um projeto, sob supervisão dos instrutores. "Estamos muito felizes com os resultados obtidos. Queremos concluí-lo e seguir para um novo desafio", conclui Cristina Araújo.
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