O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Programa de Auxílio à Editoração (APQ 3) contempla 46 projetos
Publicado em: 08/07/2010
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Programa de Auxílio à Editoração (APQ 3) contempla 46 projetos

Uma história social do jogo do bicho no Rio de Janeiro (1890-1960), um panorama sobre a astronomia atual, um estudo a respeito das plantas aquáticas do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, uma pesquisa sobre a ciência do aquecimento global, uma sobre o judô feminino no País e outra sobre o direito do consumidor e regulamentação das práticas químico-farmacêuticas. Esses são alguns dos temas abordados entre os 46 projetos contemplados pelo programa de Auxílio à Editoração (APQ 3) no primeiro semestre de 2010 e que serão publicados com apoio da FAPERJ.

Concorreram pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, produção científica qualificada, especialmente nos últimos cinco anos, vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro.

Do total, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foram as instituições com maior número de propostas aprovadas, ambas com dez; em seguida, vem a Universidade Federal Fluminense (UFF), com sete, e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), ambas com quatro projetos beneficiados; a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e o Colégio Pedro II tiveram, cada uma, dois trabalhos contemplados, enquanto a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Cândido Mendes (Ucam), a Universidade Gama Filho (UGM), a Universidade Estácio de Sá (Unesa) e a Fundação Casa de Rui Barbosa tiveram, cada, um projeto aprovado.

Destinado a financiar a edição de livros, CDs e DVDs, o programa tem permitido que trabalhos inéditos, de incontestável valor científico, por vezes de pouco valor comercial e, por isso, sem aceitação no mercado editorial, sejam editados. Esta ação tem possibilitado a divulgação da ciência e tecnologia para um público cada vez mais amplo.

O auxílio editoração constitui-se em uma das modalidades de fomento que vem recebendo grande apoio e estímulo da Fundação, haja vista a importância da divulgação do conhecimento.

O programa, que desde sua primeira edição, em 1999, já apoiou a publicação de quase 800 obras e, desses, mais de 280 publicações ocorreram nos últimos três anos. Neste segundo semestre de 2010, será aberto novo período para submissão de novas propostas, entre 2 de agosto e 28 de outubro, com divulgação de resultados prevista para o mês de dezembro.

Confira a listagem completa dos aprovados

Resultado: programa Auxílio à Editoração (APQ 3) - 2010 


Conheça outros livros, CDs e vídeos apoiados pela FAPERJ

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes