A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foi a que mais teve projetos aprovados, com 21, seguida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 15, e a Universidade Federal Fluminense (UFF), com
Destinado a custear a edição de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas em qualquer tipo de suporte (papel, eletrônicos etc.), o APQ 3 também considera solicitações para produção de vídeos, CDs e DVDs. Para tanto, pesam a dificuldade de edição comercial do material submetido, e sua contribuição ao desenvolvimento científico, cultural, econômico e social do estado, tanto quanto a produção científica, tecnológica ou artística-cultural do candidato, nos últimos cinco anos, divulgada nos principais veículos de difusão científica ou literária.
Participam do programa pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, e produção científica qualificada, especialmente nos últimos cinco anos. Também é necessário que os proponentes mantenham vínculo com instituições de ensino e pesquisa fluminenses.
O auxílio editoração – APQ 3 – constitui-se em uma das modalidades de fomento que vem recebendo grande apoio e estímulo da Fundação, haja vista a importância da divulgação do conhecimento para toda a nossa população. Desde que foi criado, em 1999, cerca de 800 títulos foram publicados e, desses, mais de 300 publicações ocorreram desde 2007, o que ratifica a política de apoio que vem sendo implementada esta modalidade de auxílio.
O diretor presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, é um dos grandes entusiastas do programa: “Muito ainda há que ser feito para que possamos usufruir todo o potencial deste tipo de fomento. Temos que diversificar, ainda mais, os títulos publicados, de forma a atingir todas as camadas etárias e sociais da população, propiciando a leitura e o conhecimento a todos. A cada edição desse programa, a tarefa dos comitês de avaliação tem se tornado mais difícil devido à qualidade e variedade dos projetos de editoração apresentados. Essas publicações também precisam atingir as escolas públicas do Estado, sobretudo nos níveis de ensino fundamental, médio e técnico, seja para entretenimento, seja para a formação educacional de nossos estudantes crianças e adolescentes”, conclui.
Os coordenadores dos projetos selecionados deverão aguardar comunicado da Fundação para a retirada de seus termos de outorga.
Resultado: Auxílio à Editoração (APQ 3) - 2010
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