Elena Mandarim
Divulgação/PUC-Rio |
Engenharia de Software visa criar softwares com |
De forma resumida, a coordenadora explica que a engenharia de software consiste em aplicar princípios da engenharia, como análise, criação de modelos, desenvolvimento e manutenção de projeto, a fim de obter softwares mais qualificados, fáceis de manusear e que auxiliem o planejamento e o gerenciamento em diferentes setores. “Trata-se de uma área cada vez mais fundamental para a economia mundial. Um software de alta qualidade pode otimizar, por exemplo, a produtividade de uma empresa ou ainda melhorar a utilização de seu espaço físico”, aposta.
A programação do evento, que conta com o apoio da FAPERJ e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), terá início com a palestra conferida por Carlos José Pereira de Lucena, professor titular da PUC. “Lucena é também professor adjunto da Universidade de Waterloo, no Canadá, pesquisador associado do Fraunhofer Institute, em Berlim, e pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)”, enumera Vera.
Na ocasião, serão ministrados ainda dois workshops, marcados para os dias 28 e 29. O primeiro é o XIV Workshop em Engenharia de Requisitos (Wokshop on Requirements Engineering - WER). De acordo com a programação, o palestrante convidado é o professor Jaelson Castro, pesquisador do Laboratório de Engenharia de Requisitos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O outro é o VIII Workshop Latino-Americano em Engenharia de Software Experimental (Experimental Software Engineering Latin American Workshop – Eselaw). O palestrante convidado é o professor Martin Höst, da Lund University, da Suécia. “Originalmente, todos os eventos eram separados. Contudo, há três anos o CibSE e o WER são realizados em conjunto. Este ano, a grande novidade é a união do Eselaw”, conta a organizadora.
No âmbito do congresso, conforme destaca Vera, haverá ainda exposições de painéis, mesas redondas e apresentações de tutoriais de programas. “Os tutoriais foram disponibilizados para que os interessados possam participar, mesmo sem estar inscritos para o congresso”, diz a organizadora. “Contamos tanto com a participação de professores renomados de diversas instituições íbero-americanas quanto de seus alunos de graduação e pós-graduação. Contudo, esperamos que o evento estimule também o diálogo com empresas públicas e privadas do setor”, afirma.
A realização do evento contou com o apoio de várias universidades, como Uerj, PUC-Rio, UniRio, UFRJ, UPC, entre outras. O congresso será realizado no campus da PUC-Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea). Mais informações sobre o XIV Congresso Íbero-Americano em Engenharia de Softwares (CIbSE 2011) podem ser obtidas no site http://cibse.inf.puc-rio.br/pt/home.php
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes