Ronaldo Taveira |
Edital busca aproximar criatividade com empreendedorismo dos empresários |
"Dentro do chamado programa Rio Inovador, desde 2007 a FAPERJ já financiou mais de 800 projetos desenvolvidos por micro e pequenas empresas do Estado do Rio de Janeiro, em todos os setores de atividades e em todas as regiões do Estado. Agora, com essa parceria inédita com a Firjan e o Sebrae/RJ, estamos promovendo o design nas empresas. Ao beneficiar segmentos industriais geradores de riqueza, como o metal-mecânico, moveleiro/mobiliário, náutico, acessórios de moda, plásticos, eletroeletrônicos e embalagens, estamos contribuindo para fortalecer, cada vez mais, a vocação da nossa indústria criativa para o design", salientou o presidente de FAPERJ, Ruy Garcia Marques.
De acordo com o diretor de tecnologia da FAPERJ, Rex Nazaré Alves, o principal mérito do programa é o de permitir às micro e pequenas empresas procurar profissionais da área de design para gestar a apresentação e funcionalidade dos produtos, da maneira mais atraente possível para o consumidor, incrementando a sua competitividade. "Acreditamos muito neste edital, que é parte de um longo esforço que a FAPERJ vem promovendo para a criação de parcerias entre diferentes órgãos de fomento e a economia estadual, um processo evolutivo iniciado com o programa Rio Inovação, lançado junto com a Finep/MCT."
O valor solicitado por cada uma das propostas submetidas não pode ultrapassar R$ 120 mil. Esse montante, que será pago em uma parcela, permite custear despesas de capital, como material permanente e equipamentos; despesas de custeio, como serviços de terceiros; material de consumo (incluindo softwares) necessário ao desenvolvimento do projeto; pequenas reformas e adaptações de infraestrutura e instalações, que impliquem aumento de patrimônio; e diárias e passagens no território nacional.
Atualmente, existem projetos apoiados pela FAPERJ em 80 dos 92 municípios fluminenses – eram apenas 12 até 2006. Para Ruy Marques, "essa realidade somente se tornou possível pela sensibilidade do governador Sérgio Cabral e do secretário de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso que, habilmente, defenderam que fomentar a C,T&I é fomentar o futuro do Estado do Rio de Janeiro."
O portfólio de projetos aprovados é bem variado: desenvolvimento de um barco a remo modelo skiff de treinamento para a popularização do esporte, pela empresa Holos Brasil Serviço Naval; mobiliário, como as estações de dormir da Moveleira Nova Petrópolis Ltda.; desenvolvimento de novos modelos de carteira estudantil informatizada do Sistema Revoluti, pela empresa Habto Objetos; além de projetos de joias, embalagens e alimentos, entre outros.
Além dos recursos para o desenvolvimento de cada projeto, a FAPERJ também financiará, durante o prazo de vigência dos projetos (até 12 meses), bolsistas de inovação tecnológica, na área de desenho industrial, nas empresas que tiveram projetos selecionados.
Os coordenadores dos projetos contemplados devem aguardar o comunicado da FAPERJ para a retirada de seus respectivos termos de outorga.
Confira a listagem completa dos contemplados na etapa final do edital Apoio ao Desenvolvimento do Design em Empresas Sediadas no Estado
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes