Fabricio Cruz / Digital Studio |
Durante a cerimônia de abertura da feira, Alexandre Cardoso |
Na abertura desta segunda edição da feira, várias autoridades, integrantes da comunidade científica e diretores de instituições estiveram presentes. Este ano, a feira reuniu mais de 300 expositores, dentre pesquisadores, alunos e empresários que apresentaram mais de 150 projetos apoiados pela Fundação, em 75 estandes. Representando o governador Sérgio Cabral, o secretário estadual de C&T, Alexandre Cardoso, elogiou o sucesso do evento: “Esta feira é um marco e uma homenagem ao governador, que vem mudando a ciência no Rio de Janeiro. Ela mostra vários resultados concretos dos investimentos feitos em C,T&I." Cardoso destacou ainda a importância da iniciativa do governador Sérgio Cabral em fazer valer a Constituição estadual e destinar 2% da arrecadação líquida do estado à ciência e tecnologia, possibilitando à FAPERJ crescer e ampliar sua atuação como órgão de fomento. "Com essa determinação, a FAPERJ pode triplicar o seu orçamento e, mais do que isso, vem pagando todos os projetos contemplados dentro do prazo, o que favoreceu o retorno da credibilidade à instituição”, frisou Cardoso.
Numa breve retrospectiva da atuação e crescimento da instituição, Ruy Garcia Marques lembrou os avanços obtidos pela FAPERJ. Além da cifra recorde alcançada neste último quadriênio, de R$ 1,1 bilhão, outros R$ 220 milhões foram captados por meio de convênios com ministérios e com outras agências de fomento, como CNPq, Firjan, CAPES e Finep. O presidente da Fundação destacou como a FAPERJ vem consolidando sua atuação e, principalmente, teve seu orçamento grandemente ampliado, possibilitando seu amadurecimento como órgão de fomento. E endossou a fala do secretário referindo-se ao repasse dos 2% da arrecadação tributária líquida do estado como um marco a ser comemrado.
Cláudio Gonçalves |
Ciências e tecnologia: inovaçõesexpostas atraíram a curiosidade dos visitantes que passeavam pela feira |
O tom de otimismo também predominou na fala do presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, que comparou a realização da feira da FAPERJ a uma "mostra de conteúdo" dos recursos aplicados. E, informalmente, terminou o seu discurso dizendo: "A FAPERJ vai pro céu." Palis aproveitou ainda para convidar os presentes a participarem do simpósio Academia-Empresa, nas tardes dos dois dias da Feira, um evento organizado pela ABC, em parceria com a FAPERJ.
Ao final da cerimônia, o secretário Alexandre Cardoso recebeu das mãos de Ruy Marques, uma homenagem, placa confeccionada por uma das microempresas apoiadas pela FAPERJ, Brasilis Pietra. Marques também passou às mãos do secretário uma placa similar para ser entregue ao governador Sérgio Cabral. Com essa homenagem, a Fundação agradece ao governador e ao secretário o empenho e a determinação que sempre tiveram para que se tornasse realidade esta nova fase da FAPERJ. Em seguida, foi a vez de Ruy Marques ser homenageado com placa semelhante, pelo microempresário da Brasilis Pietra, e receber uma outra homenagem dos ovinocaprinocultores fluminenses dos municípios de São José de Ubá, Laje de Muriaé, Cambuci, Santo Antônio de Pádua, Sumidouro, Itaperuna, São Sebastião do Alto, Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, Sapucaia, Levy Gasparian, Vassouras e Aperibé.
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes