Divulgação/Uerj |
Isabel defende uma maior atenção à questão da obesidade infantil |
De acordo com Isabel, muitas crianças e adolescentes que moram em comunidades de baixa renda marcadas pela violência, sem acesso a áreas de lazer, ficam sozinhas em casa enquanto os pais trabalham. Em frente à televisão, elas consomem alimentos em excesso e de forma inadequada, o que contribui para que se tornem obesas mais facilmente. "Por enquanto, ainda faltam políticas específicas para reverter a situação. O problema tem sido enfrentado com campanhas educativas, realizadas pelos órgãos de saúde pública", destaca a pediatra.
Esse será um dos temas que estará sendo debatido na conferência de abertura do congresso, que terá entre os debatedores o presidente da Associação Internacional de Pediatria (IPA), Sergio Augusto Cabral. "Em sua apresentação, ele deverá falar sobre os indicadores nacionais de saúde infantil, apresentando tanto aspectos positivos, como a queda da mortalidade entre crianças, quanto negativos, como o crescimento da obesidade entre elas", explica.
O 49 Congresso Científico do Hupe abrangerá atividades científicas, conferências, mesas redondas, apresentação de pôsteres, cursos pré-congresso e várias atividades voltadas para profissionais, professores, alunos, médicos residentes, estudantes de pós-graduação da área de saúde, além do público em geral. O evento discutirá a prevenção e a promoção da saúde infantil na atualidade e no futuro, com a perspectiva de que a criança de hoje possa viver até os cem anos. Os temas serão divididos em três vertentes: Para nascer saudável; Para uma infância saudável; e Para um futuro saudável. "Aleitamento materno, cuidados perinatais, violência na infância, atendimento a adolescentes, prevenção de doenças do adulto, humanização no tratamento e pacientes com necessidades especiais serão alguns dos assuntos debatidos no evento", explica Isabel.
Para Isabel Madeira, pensar a questão das crianças e adolescentes é essencial para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. "Ao cuidarmos desde cedo da saúde, podemos não só salvar a vida de várias crianças e adolescentes, como vislumbrar um futuro com adultos mais saudáveis e com maior expectativa de vida", conclui. Para mais informações, o interessado pode consultar o site do congresso: www.hupe.uerj/congresso
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes