Destinado a garantir o desenvolvimento e execução de projetos apresentados pelos programas de pós-graduação (PG) stricto sensu em universidades estaduais, o edital custeia a aquisição de equipamentos, materiais de consumo, serviços diversos e a execução de obras de infraestrutura. Para tanto, as propostas devem ser apresentadas por coordenadores ou coordenadores adjuntos dos programas de PG sediados nas universidades estaduais e credenciados pela Capes. Também é necessário contar com a anuência da instituição a que pertencem e apresentarem a ata de aprovação do projeto no colegiado do programa.
As propostas são classificadas em uma de duas faixas, de acordo com o montante solicitado: faixa A – de R$
De acordo com o cronograma do edital, os interessados terão até o dia 20 de outubro para inscrever projetos e até o dia 31 de outubro para fazer a entrega da documentação impressão da proposta. A divulgação de resultados está prevista para ser feita a partir de 1 de dezembro.
Para o diretor científico da FAPERJ, Jerson Lima, os programas de PG na Uerj e Uenf (a Uezo ainda não conta com programas de PG stricto sensu) apresentaram uma evolução muito consistente no último triênio de avaliação pela Capes. “Pela primeira vez, a Uerj passa a contar com um programa com conceito 7, e um número muito importante de programas com conceitos 5 e 6, tidos como muito bons ou de excelência. Também o estado, como um todo, teve um crescimento relevante de sua PG, respondendo hoje por 21,27% dos programas com conceitos 6 e 7 em todo o País”.
A classificação dos cursos de pós-graduação obedece a critérios bastante rigorosos e é realizada por meio de conceitos que variam de
Instituições fluminenses concentram 21,27% dos cursos de excelência do País
As instituições fluminenses concentram 65 dos programas de pós-graduação avaliados com conceitos 6 ou 7, o que corresponde a 21,27% de todos os cursos de excelência do País. De acordo com os dados divulgados, os cursos com conceito 6 saíram de 32 (9,58%) para 41 (12,2%). Já os cursos com conceito 7, que eram 17 (5,09%), agora são 24 (7,12%). Na outra ponta, aqueles com conceito 3 – grau mínimo para obter a chancela da Capes – decresceram
O Rio de Janeiro é a segunda Unidade da Federação com a maior quantidade de programa de pós-graduação – 337 (incluindo os cursos de mestrado profissional), atrás apenas do estado de São Paulo.
A quantidade de instituições com programas de pós-graduação permanece a mesma da última avaliação: 41 instituições, distribuídas em 12 municípios do estado do Rio de Janeiro: Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Macaé, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Seropédica, Vassouras e Volta Redonda.
Os programas fluminenses que atingiram o conceito 7 na avaliação trienal são: o programa de pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FVG); o Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); o Programa de Pós-graduação
Confira a íntegra do edital de Apoio a programas de pós-graduação stricto sensu em universidades estaduais – 2011
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes