O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Discurso do presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, em 19 de setembro de 2012
Publicado em: 20/09/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Discurso do presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, em 19 de setembro de 2012

Senhor Governador – Sérgio Cabral

Senhor Vice-Governador – Luiz Fernando de Souza Pezão

Senhor Presidente da Assembleia Legislativa do RJ – Deputado Paulo Melo

Senhor Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia – Luiz Edmundo Horta Barbosa Costa Leite

Senhor Secretário de Estado da Casa Civil – Régis Fichtner

Magníficos Reitores da PUC-Rio e da UFF – Padre Josafá Siqueira e Prof. Roberto Salles, em nome de quem eu cumprimento os demais Reitores, vice-reitores e pró-reitores presentes

Sr. Secretária da Academia Nacional de Medicina – Eliete Bouskela, neste ato representando o presidente da Academia, Marcos Moraes

Sr. Vice-Presidente Regional da Academia Brasileira de Ciências – Elisa Maria da Conceição Pereira Reis, neste ato representando o Presidente da ABC, Jacob Palis

Demais autoridades presentes

Colegas pesquisadores

Senhoras e senhores

 

Desde 2007, o volume de recursos financeiros disponibilizados e efetivamente executados pela FAPERJ aproxima-se de R$ 1,7 bilhão, uma cifra sequer imaginada previamente. Lançamos cerca de 150 editais, abrangendo todas as áreas do conhecimento e todos os setores de atividades profissionais. Isto, sem dúvida, propiciou regularidade, previsibilidade e uma verdadeira mudança no patamar para o desenvolvimento da pesquisa em todas as instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado, sejam elas públicas ou privadas.

Sim, para a FAPERJ não existe distinção entre instituições estaduais ou federais, públicas ou privadas. Ao contrário, temos todo o interesse que as instituições privadas de ensino superior participem cada vez mais dos nossos programas de fomento à pesquisa. Durante o julgamento das propostas, não se faz qualquer distinção entre instituições públicas ou privadas; o que determina a aprovação das propostas é a excelência, tanto relativa ao mérito dos projetos apresentados quanto à produção científica e tecnológica dos solicitantes.

Para isso, temos tido como norma que o julgamento de nossos editais seja realizado por pesquisadores externos, experts em suas áreas de atuação e oriundos de diversos estados brasileiros, e mesmo do exterior. Esses pesquisadores vêm constituindo Comitês de Julgamento de indiscutível credibilidade, garantindo seriedade e transparência para os resultados que vimos apresentando.

Desde o início, vimos apoiando e induzindo atividades científicas e tecnológicas em todas as áreas do conhecimento. Não podemos nos descuidar do fomento nem à pesquisa básica nem à aplicada. Ambas são absolutamente necessárias para o crescimento do Estado e do País.

Existia, e ainda existe, um déficit importante na infraestrutura para pesquisa em nossas instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e isso levou a uma diminuição do percentual de contribuição do Estado para a produção científica nacional. O início da recuperação dessa infraestrutura que vem sendo propiciada pela FAPERJ, nesses últimos (quase) seis anos, vem possibilitando a retomada desse crescimento.

Também temos investido fortemente na formação de recursos humanos para a pesquisa e na fixação de bons pesquisadores em Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e em empresas. Esta ação é parte intrínseca de qualquer avanço econômico e social de uma população, e constitui um dos motivos para esta nossa comemoração de hoje. Dentre os pesquisadores que estarão recebendo os seus termos de outorga, estão 70 recém-doutores que receberão bolsas e ajuda de custo mensais para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa, durante um período de até cinco anos.

Este Programa de Apoio ao Pós-doutorado no Estado do Rio de Janeiro vem sendo lançado anualmente, desde 2009, e conta com a parceria indispensável da CAPES. Esta parceria com a CAPES é a maior que realizamos em todos esses anos, envolvendo cerca de R$ 140 milhões. Nos últimos quatro anos, foram 480 recém-doutores de excelência que receberam bolsas e ajudas de custo para se fixarem em muitas de nossas instituições, evitando-se a possibilidade de que esses pesquisadores de ponta migrassem para outros estados.

Ainda como uma das metas da FAPERJ, não tenho dúvidas de que é nosso dever mostrar à sociedade o que vimos fazendo com a destinação orçamentária que vem sendo destinada à Fundação. É nosso dever divulgar e popularizar a C&T! Foi nesse sentido que, dentre muitas outras ações, criamos uma publicação trimestral, a revista Rio Pesquisa, atualmente com tiragem de 18.000 exemplares, já no seu 20 número, e que vem sendo distribuída para todos os pesquisadores e alunos com projetos ativos na FAPERJ, e para todas as escolas públicas estaduais.

Foi também nesse sentido que organizamos duas feiras de Ciência, Tecnologia e Inovação, em 2010 e em 2011, em que um grande número de pesquisadores pôde mostrar os resultados de seus projetos, com uma participação expressiva de alunos de escolas públicas de níveis fundamental e médio. O espaço para a Feira da FAPERJ em 2013 já está reservado. Será o mesmo da Feira de 2011, junto ao Porto do Rio de Janeiro, entre os dias 26 e 30 de junho, quando a FAPERJ estará completando 33 anos de existência.

Muitas outras atividades para a difusão e popularização da C&T têm sido desenvolvidas ou apoiadas pela FAPERJ, e aí entram os dois outros motivos para esta nossa cerimônia de hoje – a entrega da outorga para as bolsas de bancada aos Cientistas e Jovens Cientistas do Nosso Estado. Esses dois são tidos como programas-símbolo da FAPERJ e estão entre aqueles em que a disputa é mais acirrada. Os pesquisadores apoiados nesses dois programas, além do título que recebem, de Cientistas ou Jovens Cientistas do Nosso Estado, também recebem ajuda de custo mensal para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa, por um período de três anos. Dentre as ações a serem desempenhadas pelos pesquisadores contemplados nesses três anos, está o desenvolvimento de ao menos três atividades científicas ou tecnológicas junto a alunos de escolas públicas sediadas no Estado.

 

Hoje, então, estamos comemorando a entrega dos Termos de Outorga a cerca de 350 pesquisadores, em três editais considerados da mais alta relevância. Quero parabenizar todos os pesquisadores contemplados nestes três editais que hoje comemoramos.

            Quero agradecer aos demais membros da Diretoria da FAPERJ, bem como a toda a equipe de funcionários, que têm sido de uma dedicação extrema para dar conta dessa verdadeira maratona de editais. 

Senhor Governador: mais uma vez, quero enaltecer a importância de sua ação ao possibilitar todo esse crescimento à FAPERJ. O grande apoio que a FAPERJ vem recebendo em seu governo, desde o primeiro dia de seu mandato, é a marca de uma verdadeira revolução para as instituições científicas e tecnológicas sediadas no Estado.

A comunidade científica e tecnológica fluminense tem sabido responder, tanto na quantidade quanto na qualidade e relevância dos projetos apresentados, ao novo patamar de investimentos que é traduzido pelo grande número de programas de fomento que a FAPERJ vem lançando, com regularidade. O valor agregado do conhecimento individualiza o Rio de Janeiro e é uma marca da presença do nosso Estado, de seus pesquisadores e de seus empreendedores, num mundo que cada vez mais se globaliza.

Hoje, o Estado do Rio de Janeiro exerce um papel de destaque na atração de investimentos e instalação de centros de pesquisa e desenvolvimento de empresas. Sem dúvida, o apoio à ciência e tecnologia fluminense contribuirá, ainda mais, para o desenvolvimento do nosso Estado e para o bem estar de nossa população. A Comunidade Científica e Tecnológica do nosso Estado tem muito a lhe agradecer!

 

Muito obrigado pela presença de todos.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes