O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ anuncia resultado do programa de Auxílio à Editoração
Publicado em: 20/12/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ anuncia resultado do programa de Auxílio à Editoração

Antes de se encerrar o ano de 2012, a FAPERJ divulga, nesta quinta-feira, 20 de dezembro, o resultado da segunda edição do programa de Auxílio à Editoração (AQP 3) 2012.  São 64 contemplados, abrangendo quase todas as áreas de conhecimento.

O resultado beneficiou 18 instituições, das quais a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi a que teve o maior número de propostas contempladas, com 19; em seguida, vem a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com 11; a Universidade Federal Fluminense (UFF), com sete. A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) tiveram, ambas, cinco propostas beneficiadas; enquanto a Universidade Candido Mendes (Ucam) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) aprovaram, cada, três projetos. Também foram beneficiados o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), o Conselho Nacional de Energia Nuclear (Cnen), a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (IPJBRJ), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a Universidade Salgado de Oliveira (Universo), a Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e a Universidade Severino Sombra (USS).

Com critérios de seleção que visam não apenas a qualidade do material apresentado mas também sua contribuição ao desenvolvimento científico, cultural, econômico e social fluminense e a dificuldade para sua publicação no circuito comercial, o programa financia não só a edição de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas em qualquer tipo de suporte (papel, eletrônicos etc.), mas analisa ainda solicitações para produção de vídeos, CDs e DVDs. Podem ser proponentes pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, de produção científica qualificada, especialmente nos últimos cinco anos, com vínculo com instituições de ensino e pesquisa fluminenses, o programa também inclui propostas de pesquisadores aposentados, residentes no estado, que igualmente tenham grau de doutor ou equivalente, com idade superior a 70 anos, exercendo atividades junto a instituições de ensino e pesquisa fluminenses. Igualmente importante para a seleção é a produção científica, tecnológica ou artística-cultural do candidato nos últimos cinco anos, divulgada nos principais veículos de difusão científica ou literária.

Criado em 1999, e um dos mais antigos programas da Fundação, o APQ 3 tem como objetivo estimular a divulgação do conhecimento científico entre todas as camadas da população, nas diferentes áreas do conhecimento. "Desde sua criação, já são mais de mil títulos publicados, mais da metade deles depois de 2007, como uma comprovação do efetivo apoio que vimos dispensando a este programa", afirma o presidente da Fundação, Ruy Garcia Marques.

Como forma de divulgar e permitir maior visibilidade às obras publicadas, elas são distribuídas, pela FAPERJ, às bibliotecas públicas fluminenses e para diversas escolas da rede pública de ensino, dos níveis fundamental, médio e técnico. "Para que todo este conhecimento tenha valor, é preciso que além de produzi-lo, ele se torne de alcance público. Assim, tanto quanto publicar obras nas mais diversas áreas de conhecimento, também motivamos mentes em formação desses estudantes, inspirando-os, quem sabe, a se voltarem para a carreira científica", conclui Ruy Marques.


Confira a listagem completa dos contemplados no programa de Auxílio à Editoração (APQ 3) - 2012-2

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes