O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Toma posse o novo secretário de C&T
Publicado em: 17/01/2013
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Toma posse o novo secretário de C&T

 Lécio Augusto Ramos

         

     A partir da esq.: Ricardo Vieiralves, Jacob Pallis, Marco Antônio
         Raupp, Pezão, Paulo Mello, Gustavo Tutuca e Luiz Edmundo


O uso da tecnologia e da inclusão digital, o fortalecimento do setor de tecnologia da informação (TI), como ferramentas para melhorar a qualidade de vida da população, e a busca por mais recursos para a pesquisa científica e a inovação foram as principais metas anunciadas pelo novo secretário estadual de C&T, Gustavo Reis Ferreira, durante a solenidade de transmissão de cargo, realizada nesta terça-feira, 15 de janeiro, na sede da Academia Brasileira de Ciência (ABC).

A cerimônia contou com a presença de um grande número de pessoas, representantes da comunidade científica e tecnológica, acadêmicos da ABC e da Academia Nacional de Medicina (ANM), dirigentes de diversas instituições científicas e tecnológicas, deputados, prefeitos, amigos e familiares do secretário, lotando completamente o auditório e uma sala contígua, para onde o evento foi transmitido simultaneamente.

Participaram da mesa de abertura o ministro da Ciência, Tecnologia & Inovação, Marco Antônio Raupp; o vice-governador, Luiz Fernando Pezão; o presidente da ABC, Jacob Palis; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Paulo Mello; o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieiralves; e o ex-secretário de C&T, Luiz Edmundo Horta Barbosa Costa Leite. O presidente da FAPERJ, Ruy Marques, bem como os diretores científico, Jerson Lima, de Tecnologia, Rex Nazaré Alves, e de Administração e Finanças, Cláudio Mahler, estiveram presentes ao evento, que contou ainda com a presença do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães. 

Natural da cidade de Piraí, no sul fluminense, Gustavo Reis Ferreira, mais conhecido como Gustavo Tutuca, é deputado estadual e atua há anos nas áreas de educação e inclusão digital. Em sua cidade natal, foi coordenador dos programas Piraí Digital e Piraí Educação Digital, que receberam o prêmio da Unesco por seu pioneirismo. "A cidade foi a primeira do mundo a distribuir um notebook para cada aluno e professor. Esses projetos contribuíram para os altos índices de qualidade, nas áreas de saúde e educação, que Piraí tem atualmente", afirmou. "Como deputado elaborei a recém-criada Lei 6.385, que institui, em nível estadual, o programa Um Computador por Aluno (UCA). Agora, como secretário, pretendo implantar esse projeto no estado. Assim, a inclusão digital será a base para o desenvolvimento dos alunos em todo o Rio de Janeiro", complementou.  

Lécio Augusto Ramos 
     
O evento lotou o auditório da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Em seu discurso, o novo secretário ainda destacou a transformação da FAPERJ, nos últimos seis anos, numa instituição de excelência. "Sob a presidência de Ruy Marques, a Fundação conquistou seu maior patrimônio: a credibilidade junto à comunidade científica de todo o País", afirmou. "O volume de recursos destinados a bolsistas, pesquisadores e instituições de pesquisa cresce, ano após ano e, para tanto, é preciso destacar a decisão corajosa do governador Sérgio Cabral em garantir à FAPERJ os recursos previstos na constituição", complementou.  

O termo de posse foi assinado pelo novo secretário e pelo anterior, Luiz Edmundo, atualmente na Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Habitação de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense. Luiz Edmundo também enfatizou a experiência e os avanços obtidos em sua gestão como secretário e como subsecretário durante a administração de Alexandre Cardoso (atual prefeito de Duque de Caxias). "Nos seis anos em que atuei na secretaria, posso destacar inúmeros avanços, entre eles, a construção de 36 novos Centros Vocacionais tecnológicos (CVTs), a ampliação da infraestrutra da capacidade de pesquisa das universidades estaduais por meio de investimentos da FAPERJ e a formação de mais de 100 mil novos alunos pelo ensino a distância na pelo Consórcio Cederj/Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj/Cederj)", afirmou.

O ministro da C,T & I, Marco Antônio Raupp se comprometeu a dar o apoio do governo federal para o estabelecimento de parcerias com o estado do Rio de Janeiro. "Os pesquisadores fluminenses têm uma representação excepcional junto aos cientistas de todo o País e nossas parcerias são sempre sinônimo de sucesso", afirmou o ministro. Já o presidente da Alerj, deputado Paulo Mello, também frisou a importância dos cursos superiores a distância do consórcio Cederj/Cecierj em todo o estado. "Essa instituição tem um papel fundamental em levar o conhecimento aos mais longínquos recantos do estado para aqueles que trabalham e não podem pagar uma universidade", acrescentou Mello.

O vice-governador Luiz Fernando Pezão encerrou o evento. Conterrâneo de Gustavo Tutuca, ele afirmou que o novo secretário foi uma escolha pessoal do governador Sérgio Cabral e não indicação sua, como muitos pensariam. Em Piraí, Gustavo Tutuca deu continuidade aos projetos de TI iniciados quando Pezão foi prefeito da cidade. Esses projetos fizeram com que Piraí se tornasse a única cidade brasileira a ganhar o prêmio Top Seven Intelligent Communities. 


Antes da posse, secretário visita a FAPERJ

Lécio Augusto Ramos 

         
      Em encontro com diretores e assessores da FAPERJ, o secretário Gustavo 
         Tutuca ficou conhecendo melhor as iniciativas de fomento da Fundação

Na manhã de 9 de janeiro, quarta-feira, o já nomeado secretário estadual de C&T pelo governador Sérgio Cabral, Gustavo Tutuca, junto com o subsecretário de estado de desenvolvimento científico e tecnológico, Alexandre Vieira, do diretor geral de administração e finanças, Gabriell Carvalho, e dos superintendentes Antônio Bastos e Roberto Boclin visitaram a FAPERJ, no intuito de conhecer a instituição e as atividades que a Fundação vem desempenhando. Reuniram-se com o presidente da FAPERJ, Ruy Marques; o diretor científico, Jerson Lima; o diretor de Tecnologia, Rex Nazaré; o então presidente em exercício do Conselho Superior da FAPERJ, Sergio Neves; o chefe de gabinete da presidência, Roberto Dória; o assessor de planejamento e gestão, Alfredo Coutinho; a assessora jurídica, Ana Cristina Ribeiro Pessanha; e a assessora de relações internacionais, Priscilla Haddock-Lobo; além de assessores da diretoria científica e de tecnologia da Fundação.

O secretário aproveitou a ocasião para destacar a necessidade de se dar ênfase a projetos que possam levar a uma melhora mais imediata na qualidade de vida da população. "Também pretendo dar atenção especial a solução dos problemas ainda enfrentados pelo programa Rio Estado Digital e levar o projeto ao interior do estado", acrescentou.

O presidente da FAPERJ, Ruy Marques, discorreu sobre a história da Fundação e, após apresentar a execução orçamentária da Fundação relativa aos últimos anos, falou sobre as diversas modalidades de bolsas, auxílios e editais para fomento à C,T&I. Ele aproveitou ainda para apresentar planos e atividades já traçados para este ano. "Além da reedição de programas de fomento que já vêm sendo lançados anual ou bianualmente pela Fundação, o Conselho Superior da instituição já aprovou para 2013 o lançamento de 45 editais. Dentre os inéditos teremos as bolsas de pós-doutorado Nota 10 (PDR Nota 10); Projetos Temáticos; Projetos sobre Envelhecimento Humano (Pró-Idoso); Apoio à Biotecnologia; Apoio a Editoras Sediadas em Instituições Científicas e Tecnológicas; além de editais na área de saúde, em parceria com a Amil Lifesciences e com o Instituto D’Or", enumerou Ruy Marques. Ele acrescentou que parcerias com outras empresas vêm sendo discutidas e também deverão se constituir em novos editais a serem lançados durante o ano.

Ruy Marques apresentou ainda muitos exemplos de projetos que vêm sendo apoiados, em todas as áreas do conhecimento. E salientou a realização, entre os dias 26 e 30 de junho de 2013, no Centro Cultural Ação da Cidadania, na Zona Portuária, da 3ª Feira FAPERJ de Ciência, Tecnologia e Inovação, e da organização inédita de seminários temáticos, planejados por assessores das diretorias científica e de tecnologia, e por coordenadores de área da FAPERJ. "Já estão previstos seminários nas seguintes áreas: Fármacos; Internacionalização da FAPERJ; Propriedade Intelectual e Patentes; Ética em Pesquisa; Divulgação Científica; Potencial Tecnológico do Estado do Rio de Janeiro; Por um Rio Saudável (sustentabilidade, esportes, transportes, entre outros); e Energias Alternativas e Renováveis", afirmou.

O secretário Gustavo Tutuca encerrou a reunião, dizendo-se bastante satisfeito com o que foi apresentado e com a certeza de que muito poderá ser feito para a melhoria da qualidade de vida da população fluminense, a partir do relevante fomento à C,T&I que vem sendo praticado pela FAPERJ, notadamente a partir dos últimos seis anos.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes