O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Edital financia a aquisição de equipamentos de grande porte
Publicado em: 17/01/2013
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Edital financia a aquisição de equipamentos de grande porte

Como, cada vez mais, o desenvolvimento de pesquisas exige a utilização de equipamentos de última geração, a Fundação reedita o edital Apoio à aquisição de equipamentos de grande porte para instituições de ensino superior e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2013que está sendo lançado nesta quinta-feira, 17 de janeiro. Em sua segunda edição, o programa mantém o objetivo de financiar a aquisição de equipamentos de grande porte necessários ao desenvolvimento de linhas de pesquisa ativas ou projetos de relevância para o avanço científico, tecnológico, ambiental, econômico e social fluminenses.

Com recursos da ordem de R$ 15 milhões, o programa busca contemplar projetos de caráter multidisciplinar, em que a utilização dos equipamentos tenha abrangência multiusuário, intra e interinstitucional, propostos por equipes formadas por um conjunto de pesquisadores (mínimo de 10 pesquisadores) com vínculo empregatício/funcional na mesma instituição de ensino e pesquisa sediada no estado do Rio de Janeiro, dentre os quais deverá ser nomeado um coordenador e um vice-coordenador, sendo os demais participantes considerados como pesquisadores associados.

Pelo que acredita a direção da FAPERJ, esse edital deverá gerar uma grande procura. Segundo o presidente da Fundação, Ruy Garcia Marques, "é indispensável que, caso sejam apresentadas mais de uma proposta por instituição científica e tecnológica (ICT), os dirigentes das instituições estabeleçam uma ordem de prioridade das solicitações submetidas. É importante também se ressaltar que somente instituições em que existam mais de 50 (cinquenta) programas de pós-graduação stricto sensu credenciados pela Capes poderão ser atendidos em até duas solicitações para aquisição de equipamentos; nos demais casos, a comissão especial de julgamento designará somente uma proposta por instituição participante." E acrescentou: “segundo os critérios do edital, serão atendidas, no todo, até 12 (doze) solicitações, dentro do limite dos recursos disponibilizados”.

Podem submeter propostas equipes formadas por um conjunto de pesquisadores (mínimo de 10), com vínculo empregatício/funcional na mesma instituição de ensino e pesquisa sediada no estado. As propostas deverão refletir a necessidade de equipamentos solicitados para a execução de um conjunto articulado de linhas de pesquisa, cujas metas deverão ser especificadas, de modo a permitir o seu acompanhamento e avaliação.

Todos os integrantes da equipe – coordenador, vice-coordenador e pesquisadores associados – devem ter o grau de doutor ou equivalente, ser docentes de programas de pós-graduação stricto sensu credenciados pela Capes em suas instituições de origem e estar ativa e produtivamente envolvidos em pesquisa relevante para a proposta apresentada. Nenhum desses integrantes pode pertencer a mais de um grupo com projeto submetido neste edital. Também podem fazer parte da equipe pós-graduandos, estagiários e funcionários técnico-administrativos do quadro das instituições partícipes.

O equipamento a ser adquirido deverá ser incorporado ao patrimônio da instituição de origem do projeto, mas explicitamente disponibilizado a outras instituições, demonstrando assim sua utilização de caráter multiusuário, multidisciplinar e intra e interinstitucional. Os equipamentos adquiridos também deverão ser geridos por um comitê gestor, com um mínimo de três pesquisadores, designado pela equipe e mencionada na proposta. O prazo para a execução do projeto é de até doze meses, contados a partir da data de liberação dos recursos.

Seus recursos financiarão apenas despesas de capital, como a aquisição de equipamentos; e de custeio, como despesas de importação (até o limite máximo de 18% do valor do bem importado).

O prazo para a submissão de propostas se estende até o dia 28 de fevereiro, e a divulgação de resultados está prevista para acontecer a partir de 21 de março.

 

Confira a íntegra do edital Apoio à aquisição de equipamentos de grande porte para instituições de ensino superior e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2013

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes