O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Uenf lança guia para estudo de cetáceos
Publicado em: 13/05/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Uenf lança guia para estudo de cetáceos

O Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) lançou, em março, o Guia para estudo de cetáceos (Volume 1) – Interações com atividades de pesca. A obra, de autoria da professora Ana Paula Di Beneditto, do LCA, integra a série Guia para estudos em Ciências Ambientais, publicação seriada editada pelo Laboratório, que tem por objetivo auxiliar o desenvolvimento de atividades de campo e laboratório envolvendo aspectos da conservação e biologia de golfinhos e baleias.

 

O Guia para estudo de cetáceos é destinado aos profissionais e estudantes de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Oceanografia e áreas afins, que se dedicam ou pretendem se dedicar aos cetáceos, de forma a incrementar as pesquisas que vêm sendo conduzidas no Brasil e estimular novas iniciativas, explica a pesquisadora Ana Paula Beneditto na apresentação da obra. O guia visa, ainda, promover um maior entendimento sobre esse grupo de mamíferos que vivem exclusivamente no ambiente aquático.

 

A publicação, com prefácio do professor Salvatore Siciliano, coordenador do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos do Laboratório de Ecologia da ENSP/Fiocruz, aborda temas como a legislação relacionada à pesquisa com cetáceos no Brasil e faz um levantamento das atividades de pesca. O livro traz, também, uma descrição das interações entre espécies não-alvo, além de um monitoramento das interações entre cetáceos e atividades de pesca, entre outros tópicos.

 

Com uma tiragem de mil exemplares, o Guia para estudo de cetáceos (Volume 1) – Interações com atividades de pesca está sendo doado para o acervo bibliográfico de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e da América Latina, bem como para órgãos governamentais e ONGs que atuam no estudo e na conservação do ambiente marinho. A intenção do LCA é enviar, também, para pesquisadores brasileiros que desenvolvam estudos sobre mamíferos aquáticos.

 

Outras informações sobre a publicação podem ser obtidas no Laboratório de Ciências Ambientais pelo telefone (22) 2726-1472 ou pelo email: lca@uenf.br. O LCA é vinculado ao Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da Uenf.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes