O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Presidente da FAPERJ faz palestra no Fórum de Pró-reitores
Publicado em: 24/05/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Presidente da FAPERJ faz palestra no Fórum de Pró-reitores

A palestra de abertura do Fórum de Pró-reitores de Pós-graduação e Pesquisa da Regional Sudeste, realizado em 20 e 21 de maio, foi proferida pelo Presidente da FAPERJ, Dr. Pedricto Rocha Filho. O tema proposto pelo encontro foi “Relações Institucionais das FAPs com os Pró-reitores de Pós-graduação e Pesquisa”. O evento foi organizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob a coordenação da Professora Albanita Viana de Oliveira, sub-reitora da Uerj e pelo Professor Pedro Galetti Jr., Pró-reitor da UFSCAR e coordenador desta regional.

 

Em sua palestra, Pedricto Rocha Filho ressaltou a expectativa no cumprimento do orçamento para FAPERJ, fixado acima de R$ 130 milhões e enfatizou a importância da realização de projetos induzidos, que apontam particularmente para o desenvolvimento social e econômico do Rio de Janeiro.  Na visão de Rocha Filho nestes projetos realiza-se a interação com as pró-reitorias. Citou como exemplos o projeto de apoio às entidades Estaduais, com especial atenção para Uerj e para UENF e as Bolsas nota 10 para mestrados e doutorados de excelência do nosso estado.

 

Em seu pronunciamento três pontos merecem destaque quanto ao tema sugerido. O primeiro refere-se ao papel das Pró-Reitorias no sentido de orientar seus docentes e pesquisadores para “formação de Redes de pesquisa interinstitucionais”, que permitem uma melhor distribuição dos recursos da Fundação albergando um maior número de Instituições, num tipo de “ação integradora”. Nestas redes são desenvolvidos temas de relevância para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. Citou a atuação dos Institutos Virtuais da FAPERJ, que apóiam redes importantes, tais como o programa Genoma, a rede Proteômica, o Instituto de Nanotecnologia, o de Paleontologia, entre outros.

 

O segundo ponto destacou o importante papel da definição, acompanhamento e avaliação dos indicadores de ciência e tecnologia e inovação do Estado. Neste sentido, afirmou a necessidade de se buscar novas “famílias” de indicadores, visando maior integração com o projeto social e industrial. Acrescentou que este é um excelente tema para ampliar a interação entre as agências de fomento e as universidades tendo, inclusive, suporte e justificativa para tornar-se mais um Instituto Virtual da FAPERJ.

 

O terceiro ponto em destaque tratou da inadimplência de alguns pesquisadores no tocante à auxílios e bolsas. O presidente da FAPERJ solicitou atuação das pró-reitorias no sentido de serem pensadas iniciativas conjuntas para evitar prejuízos para à Fundação, bem como para as instituições de ensino e pesquisa.   

 

Finalmente, durante o debate, a questão que mereceu maior destaque foi sua afirmação de que “para ampliar e diversificar o acesso aos tipos de fomento existentes, tanto em nível estadual como federal, é a aplicação de políticas de regionalização, partindo, por exemplo, da identificação de arranjos produtivos locais”

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes