O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas 479 - Semana de 16 a 24 de abril de 2014
Publicado em: 16/04/2014
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas 479 - Semana de 16 a 24 de abril de 2014

Divulgação 

             
  Durante a visita à Uenf, o presidente da Fundação, Ruy Marques (segundo à
 direita), participou da banca examinadora da tese de doutorado de uma aluna

Uenf inaugura Unidade de Experimentação Animal e homenageia FAPERJ
O presidente da FAPERJ, Ruy Marques, realizou visita à Uenf na última terça-feira, dia 15 de abril. Na ocasião, além da visita a diversos setores da instituição, foi inaugurada a expansão da Unidade de Experimentação Animal, coordenada pelo professor associado Carlos Jorge Logullo de Oliveira. Durante a cerimônia, a reitoria da Uenf prestou uma homenagem à FAPERJ, por sua contribuição fundamental para o avanço científico e tecnológico da instituição. À tarde do mesmo dia, já nas instalações da nova unidade, Marques participou de uma banca examinadora de defesa da tese de doutorado da médica-veterinária Daniela Fantini Vale (programa de pós-graduação em Ciência Animal), intitulada Avaliação da cardioproteção via enzima GSK3 em coelhos, sob a técnica de parada circulatória cardíaca, orientada pelos professores André Lacerda de Abreu Oliveira e Carlos Logullo. Mais informações:
http://www.uenf.br/dic/ascom/2014/04/15/informativo-da-uenf-15-04-14

Divulgação/IMA/UFRJ 
    
Bluma é Cientista do Nosso Estado  
 
Capes e Elsevier premiam cientistas brasileiras
Em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes), a editora Elsevier realiza, no dia 15 de maio, a entrega do Prêmio Capes-Elsevier 2014. Na ocasião, serão homenageadas dez mulheres de instituições brasileiras que se destacaram na produção científica no Brasil e no mundo. A cerimônia será realizada no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Do Rio de Janeiro, será agraciada a química Bluma Guenther Soares, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ. Entre os critérios adotados para a seleção das vencedoras, estão pesquisas que causaram impacto na comunidade científica, artigos publicados e indexados na base Scopus e orientações acadêmicas comprovadas pelo currículo Lattes. Os Prêmios da Elsevier, que visam o reconhecimento da ciência em todas as áreas do conhecimento, são promovidos em diversos países da América Latina. No Brasil, a Elsevier conta com o apoio constante da Capes, sendo que este ano será a oitava cerimônia de premiação realizada em conjunto pelas instituições.

Divulgação/UFF 

               
       Sidney Mello foi eleito com 
        63,35% do votos válidos
  
    
Sidney Mello é eleito reitor da UFF
O professor Sidney Luiz de Matos Mello, do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências, foi eleito reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF) para o quadriênio 2014-2018. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, dia 11 de abril, no ginásio da Faculdade de Direito. O vice-reitor da chapa eleita é Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, do Instituto Biomédico. A chapa vencedora obteve 63,35% da pontuação correspondente aos votos válidos de cada segmento – professores, servidores técnico-administrativos e estudantes –, contra 36,65% da chapa composta por Francisco de Assis Palharini e Fabio Barboza Passos. A chapa de Mello e Nóbrega obteve 1.470 votos de professores, 1.368 de técnico-administrativos e 5.430 de alunos; enquanto a chapa de Palharini e Passos obteve, nas respectivas categorias, 829, 778 e 3.692 votos. Houve 170 votos em branco e 609 nulos. Sidney Mello tem graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Geofísica Marinha pela School of Earth Sciences/University of Leeds (1999), Inglaterra. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade da Bretanha Ocidental, Brest, França, onde também foi pesquisador visitante. Possui uma liderança reconhecida em sua área de conhecimento em nível nacional e internacional, é membro ativo do comitê executivo da Capes para a pesquisa a partir da perfuração dos oceanos. Na UFF, já foi chefe do Departamento de Geologia e diretor do Instituto de Geociências, pró-reitor de Graduação, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e atualmente é vice-reitor. Antonio Claudio da Nóbrega tem graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), com estágio sanduíche/Research Fellowship na University of Texas Southwestern Medical Center at Dallas (1993/4), sob a supervisão do  Jere H. Mitchell. Com título de especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e em Cardiologia, participou das equipes médicas de controle antidoping de diversas competições nacionais e internacionais como os Jogos Panamericanos e Jogos Olímpicos. Atuou como coordenador do projeto de implantação da Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap) e como coordenador do programa de pós-graduação em Ciências Cardiovasculares da UFF. É referência acadêmica na área de fisiologia do exercício e bolsista 1B do CNPq, além de Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, onde também é um dos coordenadores da área da saúde. Foi chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Instituto Biomédico, coordenador da pós-graduação em Ciências Cardiovasculares e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Mais informações:
http://www.uff.br 

ABC realizará reunião magna
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) realizará,de 5 a 7 de maio, sua reunião magna de 2014. Será no Hotel Novotel (Rua Av. Marechal Câmara, 300, Centro). Os encontros têm o objetivo principal de aproximar os setores de pesquisa, ciência e tecnologia com empresas para promover maior inovação de produtos e processos e garantir a competitividade. Será um amplo debate envolvendo expoentes da comunidade científica e líderes empresariais, ambos empenhados com a inovação. Com o título "Da ciência básica à tecnologia e inovação nas empresas", a reunião de 2014 será coordenada pelos acadêmicos João Fernando Gomes de Oliveira, membro da diretoria, e Renato Machado Cotta, membro do comitê executivo da ABC. Durante o evento, haverá discussões sobre temas pré-estabelecidos como Inovação nas Ciências Agrárias, Inovação em Energia, Nanotecnologia, Inovação no Setor Farmacêutico, entre outros. As inscrições são gratuitas e estão abertas, devendo ser feitas pelo e-mail rmagna2014@abc.org.br. Os participantes terão direito a certificado. Além disso, haverá, na noite de 6 de maio a cerimônia de posse dos novos acadêmicos – membros titulares, correspondentes e um membro colaborador, na Escola Naval do Rio de Janeiro, só para convidados. Em 7 de maio, integrada à reunião científica, será realizada a cerimônia de diplomação dos novos membros afiliados da ABC do Rio de Janeiro, eleitos para o período 2014-18. A cerimônia é aberta a todos os participantes da reunião magna e convidados. Mais informações:
http://www.abc.org.br

Morre o filósofo Ernesto Laclau
As ciências humanas e sociais perderam um dos seus maiores estudiosos. Na última terça-feira, 13 de abril, o professor e filósofo Ernesto Laclau morreu em Sevilha, na Espanha. Um dos mais renomados mestres de filosofia política, estando associado à corrente do pós-fundacionalismo. Foi professor de Teoria Política na Universidade de Essex, Inglaterra, desde 1973, dirigindo o Programa de Ideologia e Análise do Discurso. Foi diretor do Centre for Theoretical Studies in the Humanities and the Social Sciences nessa instituição, entre 1990 e 1997, e organizou o grupo de pesquisa que definiu as bases do que denominou pós-marxismo e orientou linhas de investigação em Teoria do Discurso, dialogando especialmente com os estudos de Lacan, Derrida e Heidegger, de forma a reconfigurar as interpretações racionalistas mais usuais sobre marxismo, política e sociedade. Dessa forma, inovou enormemente as pesquisas sobre identidade, hegemonia, ideologia e discurso, sendo hoje mundialmente conhecido como líder da Escola de Essex. Sua obra basilar, Hegemonia e Estratégia Socialista, escrita em 1985, em parceria com a Chantal Mouffe, critica a visão essencialista do papel da economia e, por consequência, das classes sociais, nas análises marxistas. Laclau ministrou aulas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 2013, pela Escola de Altos Estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes). Estava aprofundando parcerias com o programa de pós-graduação em Educação da Uerj e deixa muitos colegas e alunos saudosos no meio acadêmico brasileiro.  

Prêmio José Reis de 2014 prestigia o jornalismo de divulgação científica
Instituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica chega em 2014 à 34 edição e tem como categoria escolhida "Jornalista em Ciência e Tecnologia", que vai agraciar o jornalista profissional com atuação destacada na difusão da Ciência e Tecnologia nos meios de comunicação de massa. A premiação consiste de R$ 20 mil reais em espécie, diploma e passagem aérea e hospedagem para que o agraciado participe da 66 Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 22 a 27 de julho, na Universidade Federal do Acre (Ufac). Na ocasião, o contemplado fará uma conferência sobre o conjunto de seus trabalhos na área de difusão científica e tecnológica. A data limite para as inscrições é 23 de maio de 2014 e deverá ser feita exclusivamente pelo correio. Mais informações:
www.premiojosereis.cnpq.br .

Fundação Bill & Melinda Gates seleciona projetos inovadores

A 13 edição do programa Grand Challenges Explorations, da Fundação Bill & Melinda Gates, está com inscrições abertas até o dia 6 de maio para projetos inovadores nas áreas de saúde, agricultura e desenvolvimento. O programa tem parceria com Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de 17 estados brasileiros. Os projetos selecionados receberão até US$ 100 mil do programa para colocar a proposta em prática e, se bem-sucedidos, ainda poderão concorrer a um financiamento adicional de até US$ 1 milhão para ampliar a escala da inovação. A parceria com as FAPs prevê ainda que os contemplados pelo programa recebam um adicional de US$ 50 mil a US$ 100 mil por projeto, a ser concedido pela Fundação do estado do pesquisador. A organização não exige envio de currículo, artigos publicados, referências nem resultados prévios. Basta enviar uma explicação sobre a ideia em duas páginas, expondo os impactos que ela pode gerar e como ela será aplicada. Este ano, o programa busca projetos que se encaixem em um dos cinco temas: novas maneiras de medir o desenvolvimento cerebral fetal e de crianças com até 1 ano; novas maneiras de trabalhar juntos: estratégias de integração de serviços de saúde já existentes para aumentar o alcance de intervenções comunitárias em doenças tropicais negligenciadas; promoção de comportamentos saudáveis: engajar, quebrar paradigmas e superar obstáculos; ferramentas e modelos inovadores para apoiar intervenções em distúrbios entéricos; e inovações nos sistemas de prestação de contas e de feedback em projetos de desenvolvimento agrícola. Mais de 850 pesquisadores de 50 países fazem parte do grupo de inovadores que foram financiados pela Fundação Bill & Melinda Gates desde 2008. No ano passado, três brasileiros foram selecionados: o engenheiro agrônomo Mateus Marrafon, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o farmacêutico Floriano Paes Silva Júnior, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e o engenheiro mecânico Ricardo Capúcio de Resende, da Universidade Federal de Viçosa (MG). A ideia deve ser encaminhada pela internet e em inglês. Mais informações: https://gce.gatesfoundation.org/_layouts/GCE/Pages e http://www.grandchallenges.org/Explorations/Pages/ApplicationInstructions.aspx

UniRio recebe inscrições para curso de extensão
As inscrições para o curso de extensão a distância de desenvolvimento e aperfeiçoamento de equipes no acompanhamento de programas de pós-graduação e de projetos de pesquisa, oferecido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPG) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), estão abertas até o dia 24 de abril. O curso, que tem 120 vagas, é direcionado a portadores de diploma de ensino médio, com preferência para docentes ou técnicos-administrativos integrantes de instituição de ensino superior pública ou privada, lotados em programa de pós-graduação no País. São necessários conhecimento e habilidade suficientes para utilizar computadores em atividades educacionais, incluindo as ferramentas de pesquisa e comunicação através da internet. Os interessados devem encaminhar a ficha de inscrição e a documentação exigida no edital, em arquivo único (formato.zip), para o e-mail cursopropg@unirio.br. O início do curso, com carga horária de 185 horas, está previsto para 6 de maio. Mais informações: (21) 2542-4668 e
http://www.unirio.br/arquivos/noticias/edital-curso-propg-2014

Museu de Ideias apresenta primeira palestra de 2014
A primeira palestra de 2014 do projeto Museus de Ideias será realizada no dia 29 de abril, às 14h, no Museu da Chácara do Céu (Rua Murtinho Nobre, 93, Santa Teresa, zona sul do Rio). Com o tema "Colecionismo na arte: um relato de sua história e perspectivas brasileiras", a palestra será proferida por Anna Paola Baptista, historiadora da arte e curadora do Museu da Chácara do Céu e versará sobre uma breve história do colecionismo da arte e dos espaços para coleções, seguida de um panorama do caso brasileiro. O projeto é um ciclo de palestras sobre as mais recentes pesquisas e ações educativas em museus. Divide-se em três blocos temáticos: “Museus de Ciências”, “Museus Históricos” e “Museus de Arte”. O evento ocorre ao longo do ano, uma vez ao mês, com entrada gratuita. O Museu de Ideias é organizado pelos setores educativos do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e dos Museu Castro Maya (CMC), com o objetivo de difundir o conhecimento entre os profissionais que atuam em diferentes espaços museológicos e estender as discussões propostas pelas palestras proferidas na atividade. Mais informações: (21) 3970-1198, fernanda.castro@museus.gov.br e atendimento@mast.br.

ANM divulga prêmios a serem lançados em 2014
A Academia Nacional de Medicina divulgou nessa semana a relação de prêmios que serão realizados pela instituição ao longo de 2014. São sete prêmios, cujas inscrições terminam no dia 30 de maio, às 18 horas: 1) Academia Nacional de Medicina para trabalho inédito sobre ciências aplicadas à medicina cujo tema 2014 é Medicina Regenerativa; 2) Austregésilo – melhor trabalho de pesquisa original acerca de Clínica, Patologia e Experimentação Neurológica ou Neuro-endocrinológica; 3) Carlos Chagas - melhor trabalho, de um só autor, elaborado no Brasil, relativo a doenças tropicais e infecciosa; 4) Madame Durocher - Diploma ao melhor trabalho individual inédito, concernente à obstetrícia, à ginecologia ou à puericultura intra-uterina; 5) Fernandes Figueira - Diploma concedido ao melhor trabalho de autoria de médico brasileiro, inédito versando tema de higiene infantil ou pediatria médica; 6) Miguel Couto - Diploma ao melhor trabalho, assinado pelo autor, inédito, concernente à Patologia Clínica ou Experimental; e 7) Luiz Carlos de Sá Fortes Pinheiro - melhor trabalho inédito versando sobre “Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental”. Mais informações: 
http://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.anm.org.br%2F&h=nAQEjEhFp&s=1

FeSBE realiza sua XXIX Reunião anual
As inscrições de envio de resumos para a XXIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) 2014 estão abertas até o dia 5 de maio. Quem perder este prazo, não terá direito a desconto nas inscrições, mas ainda poderá enviar seus trabalhos até o dia 10 de junho. Em paralelo à Reunião anual, acontecerão o XXXIX Congresso Brasileiro de Biofísica, o XXX Congresso Brasileiro de Investigação Clínica, o XI Congress Brazilian Research Association in Vision and Ophthalmology e o IX Congresso da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares e, durante os eventos, serão distribuídos cinco prêmios em diferentes categorias. A Reunião Anual da FeSBE se realizará no Centro de Convenções do Hotel Glória, em Caxambu, Minas Gerais, entre os dias 27 e 30 de agosto de 2014. As reuniões da FeSBE são tradicionais na área de biologia experimental e são consideradas como um marco na carreira científica de professores, pesquisadores e jovens cientistas. Mais informações:
http://www.fesbe.org.br/ 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes