O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Ergonomia e usabilidade em foco na PUC-Rio
Publicado em: 02/06/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Ergonomia e usabilidade em foco na PUC-Rio

O maior desafio ao se criar um produto qualquer é desenvolvê-lo de acordo com as necessidades e características de quem vai usá-lo. Daí a importância do estudo da ergonomia e da usabilidade, áreas que vêm ganhando importância nas últimas décadas. Com o objetivo de fortalecer e divulgar essas áreas da ciência, a PUC-Rio realizou, de 25 a 28 de maio, com o apoio da FAPERJ, o 4o Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia (Ergodesign) e o 3o Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade, Design de Interfaces e Interação Humano-Computador (USIHC).

Os eventos, realizados anualmente com a participação de especialistas internacionais e estudantes de pós-graduação da PUC-Rio, são fundamentais para a troca de experiências e resultados de pesquisas.

Ao 4 Ergodesign estiveram presentes os professores Jeff K. Caird, da Universidade de Calgary, no Canadá, que falou sobre como a ergonomia pode ajudar a evitar acidentes de trânsito provocados por distração do motorista, principalmente pelo uso de celular ao volante, e Michael S. Wogalter, PhD, da Universidade da Carolina do Norte, EUA, que abordou a percepção do risco relacionado a placas e avisos.

O 3 USIHC recebeu o professor John Long, do Centro de Interação da London University College, que defendeu o conceito de Interação Humano-Computador, conhecido pela sigla em inglês HCI, como sendo bem mais abrangente do que a usabilidade na internet, assunto que vem ganhando atenção desde a popularização da rede. Ele citou como exemplo as decisões militares, que podem ter resultados catastróficos caso sejam baseadas em informações interpretadas de forma equivocada.

Também presente ao 3 USIHC, o professor Barrett S. Caldwell, da Universidade de Purdue, mostrou como a tecnologia da informação e da comunicação podem contribuir para o desenvolvimento de serviços comunitários e de governo eletrônico. Ele deu exemplos de sites americanos como o Democracy for America, que promove encontros em centenas de cidades.

Os dois eventos tiveram a participação ativa de pesquisadores, entre eles alguns bolsistas da FAPERJ. Alunos de pós-graduação apresentaram seus trabalhos e responderam a dúvidas os colegas.

Leia também:

Campo da ergonomia tem muito a avançar no Brasil

Para mais informações sobre os eventos visite os sites:
4 Ergodesign
3 USIHC

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes