O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ apóia preservação da memória da UNE
Publicado em: 07/06/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ apóia preservação da memória da UNE

A FAPERJ está contribuindo para a preservação da memória de uma das entidades civis que mais influência teve na história do país. A Fundação está apoiando o projeto Memória da UNE, realizado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), cujo objetivo é recuperar a história da União Nacional dos Estudantes (UNE), desde a sua fundação, em 1937. 

 

Coordenado pelo professor Antonio Carlos Peixoto, o projeto foi iniciado em agosto de 2003. Desde então, a equipe de pesquisa levantou, na Biblioteca Nacional, as informações sobre a UNE publicadas no Diário de Notícias e no Correio da Manhã, no período que vai da criação da entidade, em agosto de 1937, ano em que foi instaurado o Estado Novo, até o golpe de 1964.

Os pesquisadores também estão levantando informações no Arquivo Público do Rio de Janeiro e já iniciaram a parte dedicada à história oral, que reúne depoimentos de vários ex-presidentes, diretores e militantes da UNE. Segundo Antonio Carlos Peixoto, a intenção é dar continuidade à pesquisa, levantando os fatos ocorridos a partir de 1964.

A expectativa é que a parte inicial do projeto esteja concluída até dezembro deste ano. “Ao final, nossa intenção é editar um livro sobre a história da União Nacional dos Estudantes”, explica Antonio Carlos Peixoto, que militou na entidade entre 1959 e 1965. Segundo o pesquisador, existe a possibilidade de ser criado um banco de dados sobre a UNE, que seria aberto a pesquisadores e estudantes.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes