O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Drops
Publicado em: 14/08/2002 | Atualizado em: 29/03/2022
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Drops

Drops
Projetos de lei permitem reformulação da FAPERJ

A FAPERJ está comemorando uma importante vitória. A Assembléia Legislativa do Estado aprovou no mês de fevereiro dois projetos de lei, encaminhados pelo governador Anthony Garotinho, com o objetivo de dinamizar a fundação tendo em vista o aumento significativo de suas atividades. Essas alterações refletem a posição do conselho superior e da diretoria da FAPERJ e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Os projetos criam a diretoria tecnológica, com o mesmo status da diretoria científica, introduzem um representante da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) no conselho superior e reduzem de seis para três anos o mandato dos membros desses conselhos, com uma possível recondução.

Além disso, as propostas estabelecem que pelo menos 50% do orçamento da FAPERJ seja direcionado para atividades essenciais da fundação, e 50%, para programas e projetos de desenvolvimento científico e tecnológico.

É proposta, ainda, a ampliação do quadro permanente da FAPERJ, com a criação de mais 20 cargos de nível superior e 41 de nível médio. Os novos cargos somente poderão ser ocupados mediante concurso público. Por fim, os projetos estabelecem novo piso salarial para o quadro permanente, com significativo aumento dos salários, atendendo integralmente as reivindicações apresentadas pela Associação de Servidores da FAPERJ.


Memórias de Cordel

A FAPERJ vai restaurar a maior coleção de literatura de cordel da América Latina, que estava guardada na Casa de Rui Barbosa. O acervo será disponibilizado através de um site e de uma publicação especial. Os destaques do acervo são os 12 cordéis que versam sobre o futebol. Esse material será exposto no Museu do Futebol, que o Governo do Estado está montando no Estádio do Maracanã.

O nome da coleção é "Folhetos de Papel: Memórias de Cordel". O trabalho de restauração está sendo coordenado pela professora Ivone Maya, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes