O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Comunidade científica comemora a inauguração do novo espaço
Publicado em: 14/08/2002 | Atualizado em: 29/03/2022
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Comunidade científica comemora a inauguração do novo espaço

Comunidade científica comemora a inauguração do novo espaço

As novas instalações da FAPERJ foram apresentadas à comunidade científica durante inauguração realizada na tarde de 10 de outubro, à qual estiveram presentes representantes de universidades, instituições científicas e órgãos públicos. Acompanhado do diretor científico, Luis Fernandes, e da diretora administrativa, Maria Carolina Pinto Ribeiro, o presidente da FAPERJ, Fernando Peregrino, apresentou as dependências já reformadas aos convidados.

Na abertura da cerimônia, o presidente da fundação destacou a importância das obras. "Toda a reforma foi feita para que a FAPERJ pudesse oferecer melhores condições de aten-dimento a seus usuários, bem como melhores condições de trabalho para os servidores", afirmou. "É fundamental trabalhar em um ambiente favorável. Certamente, o ambiente influencia muito o resultado de nossas atividades."

O diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Jacob Palis, não escondeu o entusiasmo ao conhecer a reforma das instalações. Segundo o pesquisador, que já foi membro do Conselho Superior da FAPERJ, o novo ambiente de trabalho é mais um passo no processo de mudança de rumo da fundação. "A FAPERJ atingiu um grau de importância entusiástico para a ciência e a tecnologia do Rio de Janeiro. Não há dúvida de que todas as nossas expectativas estão sendo superadas", disse.

Representando o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Wanderley de Souza, que estava ausente do Rio de Janeiro, o subsecretário de Desenvolvimento Científico, Luiz Henrique de Almeida, destacou o fato de a FAPERJ ter se preocupado, inicialmente, em recuperar o seu papel de agência de fomento para, depois, reformar suas instalações.

Entre outras personalidades da comunidade científica, participaram da inauguração: Armando Clemente, diretor executivo da Rede de Tecnologia (REDETEC); Carlos Eduardo da Rocha Miranda, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Jacob Palis, diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA); Jessie Jane Vieira de Sousa, diretora geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ); João Cândido Portinari, professor da PUC e diretor do Projeto Portinari; Luiz Henrique de Almeida, sub-secretário de Ciência e Tecnologia; Marco Antonio Raupp, diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC); Maria Andréa Loyola, sub-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Nilton Rocha Leal, assessor da FAPERJ e professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF); Oscar Berro, supe-rintendente da Secretaria de Estado de Saúde; e Paulo Cezar Bastos Arantes, presidente do Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ).

Antes de comemorar a conclusão das obras com um brinde, alguns dos convidados pediram a palavra para saudar a nova fase da FAPERJ. Leia alguns depoimentos:

"Desde os primeiros anos, temos cientistas participando como conselheiros da fundação. Mas, nos últimos dez anos, tem havido um estreitamento nos trabalhos de cooperação mútua. Vale destacar que a FAPERJ nunca viveu uma fase tão dinâmica como agora."
Carlos Eduardo da Rocha Miranda - vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC)


"A FAPERJ não está mais em processo de reformulação. Ela já se recuperou e foi muito além das previsões iniciais. Atingiu um grau de importância entusiástico para a ciência e a tecnologia do Rio de Janeiro. Não há dúvida de que todas as nossas expectativas estão sendo superadas. A FAPERJ recuperou a estima que os pesquisadores têm por esta cidade e já desperta 'ciúme' nas entidades de fomento de outros estados, inclusive de São Paulo, ao colocar à disposição programas muito mais criativos e flexíveis. Hoje, a FAPERJ é mais sólida e séria. Estamos convencidos de que nunca mais voltaremos ao estágio de carência pelo qual passamos muitas vezes no passado."
Jacob Palis - diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)


"O progresso da FAPERJ, nesses últimos anos, é notório. Chama a atenção para a valorização do interior, que tem sido empreen-dida nesta administração. Compartilhamos o pensamento do governador Garotinho, quando diz que, sem o progresso no interior, não há desenvolvimento efetivo no estado. E, para ilustrar, citamos os investimentos no Pólo Tecnológico de Petrópolis. É importante destacar, ainda, o apoio dado à UENF."
Marco Antonio Raupp - diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC)


"A FAPERJ primeiro colocou em dia o pagamento de bolsas e auxílios, recuperou sua credibilidade, lançou novos programas e, só agora, no fim da festa, se vestiu para baile."
Luiz Henrique de Almeida - subsecretário de Ciência e Tecnologia


"Nossa instituição vivia uma situação difícil, e, agora, graças ao apoio da FAPERJ, estamos conseguindo reconstruir o Arquivo Público para o Estado do Rio de Janeiro. Seremos sempre gratos por esse apoio."
Jessie Jane Vieira de Sousa - diretora geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ)


"Fernando Peregrino e sua equipe comprovaram, mais uma vez, a capacidade de trabalho da FAPERJ a serviço do Rio de Janeiro e do Brasil. Aproveito para agradecer à FAPERJ, principalmente pelo apoio decisivo ao Projeto Portinari, que não existiria sem a ajuda da fundação."
João Cândido Portinari - professor da PUC e diretor do Projeto Portinari


"Trazer Fernando Peregrino de volta à FAPERJ foi uma sábia decisão do governo. Ele é um homem empreendedor e por todos os lugares por onde passa deixa sua marca. Fernando implantou na FAPERJ uma estrutura moderna, consistente e duradoura."
Armando Clemente - diretor executivo da Rede de Tecnologia (REDETEC)


"Quando cheguei para a inauguração, pensei que tinha errado de porta e que estava entrando em uma instituição da área financeira tal a modernidade. Finalmente, a FAPERJ está com a cara da agência de fomento que ela é. Aproveito para agradecer o apoio diferenciado que vem sendo dado à UERJ, que é a prima pobre do governo federal."
Maria Andréa Loyola - sub-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)


"No período de implantação da Universidade Estadual do Norte Fluminense, tivemos de enfrentar muitas dificuldades e pude-mos contar com a colaboração de Fernando Peregrino. Atualmente, é com satisfação que acompanhamos a renovação da FAPERJ."
Nilton Rocha Leal - assessor da FAPERJ e professor da UENF


"Esse trabalho é uma prova do investimento do governo do Es-tado do Rio na área da ciência e tecnologia, depositando na FAPERJ a responsabilidade de uma instituição que trabalha com a visão de futuro, em consonância com o conceito de que investir na pesquisa é investir na qualidade de vida dos cidadãos, seja na área da saúde, da educação ou na área social como um todo. Isso mostra um governo que trabalha integrado com suas políticas públicas, colocando o cidadão num patamar de respeito."
Oscar Berro - superintendente da Secretaria de Estado de Saúde


"O Cecierj tem a missão de capacitar professores e difundir a ciência, e é graças aos recursos que a FAPERJ tem repassado que conseguimos manter os programas para a capacitação de mil professores por mês. Atendemos professores das redes municipal e estadual e de estabelecimentos privados. Isso só é possível pelo fato de a FAPERJ compreender que, se não fazemos pesquisa, nossa atividade é fundamental para quem faz pesquisa."
Paulo Cezar Bastos Arantes - presidente do Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj)

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes