O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > FAPERJ participa do Programa Rio Vale Ouro
Publicado em: 14/08/2002
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ participa do Programa Rio Vale Ouro

FAPERJ participa do Programa Rio Vale Ouro

Com o título sugestivo de o "Rio Vale Ouro", o governo do Estado do Rio de Janeiro acaba de instituir o programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor de Jóias. O objetivo é expandir o mercado fluminense de design de jóias, que é o maior exportador do país, com vendas de 30 milhões de dólares no ano passado. Uma das medidas para incrementar a atividade foi a decisão do governo estadual de reduzir de 18% para 12% a alíquota de ICMS para o empresariado da área. A primeira conseqüência dessa medida será tirar da informalidade 30% das empresas que atuam no setor. A expectativa é de que haja um aumento de 10% na arrecada-ção já no primeiro ano do programa.

A FAPERJ também participará do programa "Rio Vale Ouro, por meio da concessão de bolsas destinadas a qualificação de pessoal e ao aumento da capacidade de atendimento na Escola de Ourivesaria do Senai. O objetivo é atualizar os profissionais no uso de novas ferramentas como, por exemplo, ensinar artesãos a desenhar jóias pela computação gráfica. Segundo Fernando Peregrino, presidente da Fundação, os bolsistas vão aprender a utilizar a máquina de fabricação de protótipos de jóias, que custou US$ 70 mil dólares e está à disposição das indústrias do setor no Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

O apoio da FAPERJ vai contribuir na capacitação de pessoal para o mercado formal de trabalho, que gera cerca de 15 mil empregos diretos e 30 mil informais, num universo de 100 indústrias e 2 mil pontos de vendas. O Rio é responsável por 25% das 30 toneladas de ouro trabalhadas no Brasil, o que equivale a R$ 400 milhões. O projeto "Rio Vale Ouro" tem como uma das principais metas incentivar a exportação, modernizando o design para tornar as jóias produzidas no Rio mais competitivas no mercado internacional.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes