O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Editorial
Publicado em: 26/08/2002 | Atualizado em: 29/03/2022
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Editorial

Editorial

Recuperando a produção de livros científicos

Apesar de o Rio de Janeiro reunir várias das principais instituições científicas do Brasil, o lançamento de livros com o resultado dos trabalhos dos pesquisadores fluminenses, nos últimos anos, não tem correspondido ao potencial da produção acadêmica do estado.

Com o objetivo de reforçar a posição do Rio de Janeiro como um dos principais pólos científicos e difusor de produção acadêmica, a FAPERJ lançou, em parceria com editoras fluminenses, o seu Programa de Editoração Científica. Uma forma de estimular a edição de livros com a produção dos centros de pesquisa e das universidades locais.

Em seu primeiro ano, o programa já editou cerca de 30 títulos em várias áreas do conhecimento. Pouco para o potencial do Rio de Janeiro, mas, certamente, um número promissor para um programa que tem tudo para expandir-se. As perspectivas são as melhores possíveis. Nos próximos meses a expectativa é dobrar a quantidade de obras editadas.

Um estímulo para a comunidade científica, o Programa de Editoração da FAPERJ também recebeu boa acolhida da sociedade como um todo, durante a X Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, onde foi lançado catálogo com as primeiras obras editadas. Vale destacar que esta foi a primeira vez que a FAPERJ participou de uma bienal do livro com estande próprio.

Ainda como forma de difundir o potencial científico do estado, a FAPERJ lançou, durante a X Bienal do Livro, edição ampliada do Mapa da Ciência do Rio de Janeiro. Editado em forma de livro, o mapa traz informações sobre as atividades das instituições das áreas de pesquisa, educação, cultura e religião do estado. Sem dúvida, um valioso instrumento para popularizar a ciência no Estado do Rio de Janeiro e no país.

Antonio Celso Pereira
Diretor-Superintendente da FAPERJ

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes