O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Produtos Bem Bolados
Publicado em: 26/08/2002 | Atualizado em: 01/04/2022
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Produtos Bem Bolados

Produtos Bem Bolados

Pesquisa busca adequar estética e conforto


Quantas vezes não chegamos em casa depois de um dia
de trabalho com dores nas costas? Provavelmente consequência
de uma cadeira projetada visando somente o lado estético, sem
levar em conta o conforto e a adequação ao tipo de trabalho.
Para evitar essas falhas na hora de criar produtos, a estudante
de mestrado da PUC/ Rio, Bianka Cappucci Frisoni, vem se
dedicando, desde 1998, a estudos que propõem uma maior
integração entre design e ergonomia.

A maioria dos produtos que são diariamente oferecidos à populaçãofoi objeto de um estudo de design industrial, levando em conta parâmetros econômicos, técnicos e estéticos. Segundo Bianka, o avanço tecnológico e o aumento do rigor no controle da qualidade tem acirrado a concorrência entre as indústrias. "A ergonomia, que estuda habilidades, limitações e o comportamento das pessoas, pode vir a ser um importante diferencial nessa disputa", afirma a pesquisadora.

O projeto de Bianka Frisoni baseia-se em propostas metodológicas de alguns profissionais de design e de ergonomia e no resultado de entrevistas e questionários aplicados em faculdades e universidades na cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa, que obteve apoio da FAPERJ, foi orientada pela professora Anamaria de Moraes, do Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Homem - Teconologia (LEUISHT) da PUC/ Rio.

Bianka Frisoni pretende ampliar o projeto em sua tese de doutorado. Nesta segunda etapa, a pesquisadora fará uma comparação entre os dados obtidos na tese de mestrado e os recursos disponíveis em softwares que auxiliam na execução de projetos de design. O objetivo é conferir se estes programas utilizados para projetar produtos estão levando em consideração o bem-estar e o conforto dos usuários. "A idéia é aperfeiçoar estes softwares e humanizar os projetos."
-
conclui Frisoni.


Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes