O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Editorial
Publicado em: 26/08/2002 | Atualizado em: 31/03/2022
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Editorial

Editorial

É fenomenal o crescimento do uso da Internet no Brasil. Tanto do ponto de vista da quantidade de novos internautas, quanto das formas de utilização da rede internacional de computadores, com destaque para as áreas da Ciência e Tecnologia e da Educação. Pesquisa divulgada recentemente, dá conta de que já é de 14 milhões o número de internautas no país. O estudo leva em consideração os que utilizam a rede em casa, no trabalho e nas instituições de ensino.

Mais do que uma aposta no futuro ou nos benefícios que a Internet trará para a sociedade, criar mecanismos para favorecer a informatização é uma condição fundamental para a modernização do Estado. Prova disso foi a recente decisão do governador Anthony Garotinho, em isentar da cobrança do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) as operações de importação realizadas por empresas de informática.

Uma análise imediatista pode fazer parecer estanque, ou até mesmo limitada, uma medida como essa. Entretanto, ações como essa isenção, em conjunto com uma política de popularização da informática, através das escolas e das instituições públicas, será o passaporte para que estudantes e jovens profissionais do nosso Estado façam parte de uma nova sociedade, a sociedade do conhecimento.

Antonio Celso Alves Pereira
Diretor-Superintendente da FAPERJ

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes