O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Biz.u: quando a personalidade é o mais importante do currículo
Publicado em: 03/06/2015
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Biz.u: quando a personalidade é o mais importante do currículo

Danielle Kiffer

Os tipos definidos no site trazem ilustrações 
divertidas e texto bem-humorado
(Foto: reprodução do site)

Na hora de arrumar emprego, em lugar das formalidades usuais, que tal uma proposta diferente? “Seja você mesmo.” Essa é a principal ideia da recém-criada plataforma Biz.u (www.bizu.vc). Desenvolvido por três jovens empreendedores, Fellipe Bazilio, Rafael Chaves e Wagner Andrade, o site aposta nas características pessoais do candidato para que se realize o casamento perfeito entre a empresa recrutadora e o possível empregado, reduzindo o risco de futuras desistências e demissões e favorecendo a produtividade pelo alinhamento de expectativas. Para que isso aconteça, ao se inscrever, o candidato se submete a um teste com 48 perguntas sobre seu perfil emocional, baseado no modelo dos conceitos dos cinco grandes fatores da personalidade (também conhecido como "big five", como neuroticismo, franqueza, extroversão, afabilidade e consciência) e nos arquétipos definidos pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961). 

“A elaboração do método durou cerca de cinco meses. Contamos com uma consultoria especializada em psicologia e estudamos muito para desenvolver o procedimento de análise pessoal on-line dos candidatos”, conta Bazilio. Ao terminar de preencher o questionário, o candidato recebe um relatório que indica suas características profissionais, seus pontos fortes e fracos e o perfil da empresa que melhor se adequa às suas características. Caso faça sua inscrição no Biz.u, o candidato poderá ser classificado como Mente Brilhante, Estrela Guia, Capitão do Time, entre um total de 16 perfis, descritos de forma descontraída e bem-humorada.

O Mente Brilhante, por exemplo, é definido em um texto que, entre outras coisas, diz: “A vida é um jogo de xadrez e vencer é o que interessa. Você não toca uma peça sem estudar todas as possibilidades e pensar bem nas consequências. Estrategista, gosta de executar um projeto calculado nos mínimos detalhes e, a essa altura do campeonato, deve estar avaliando se o plano de aposentadoria que você esquematizou aos 10 anos de idade está transcorrendo conforme esperado. Inteligente, honesto e leal, você é um líder natural, porém é reservado e distante. Embora não seja o tipo de cara que chora assistindo a uma comédia romântica, você tem emoções – só não sente a necessidade de exibir seus sentimentos a todo instante. Apesar de introspectivo, transmite estabilidade ao grupo, é atencioso e prestativo, além de se preocupar com os outros. Não se sente bem trabalhando com pessoas agressivas (aliás, quem gosta?) e tende a exercer controle indiretamente, ao exigir que a equipe siga regras e padrões de comportamento.”

A partir da esq., Wagner, Fellipe e Rafael: empreendedores 
criaram site de empregos baseado nos arquétipos de Jung
(Foto: Divulgação)

Para o perfil de tipo Xerife, já que se trata de uma autoridade, o texto começa com toda formalidade necessária. “Xerife, antes de mais nada, pedimos permissão para falar um pouco de você. Decisivo, autoritário e de temperamento forte, você tem uma visão clara de como as coisas devem ser feitas. Como um pensador lógico, traça os objetivos, segue as regras e tem a certeza de que vai ser bem-sucedido. Por isso, não gosta de incertezas e detesta insegurança. Escreveu, não leu, o pau comeu! Metódico, organizado e decidido, é ótimo para definir políticas e aplicar procedimentos. Afirmativo, franco e direto, não tem paciência para esses papinhos de pensamento abstrato nem para gente muito emocional; seu foco é solucionar problemas. Por outro lado, debaixo dessa cara carrancuda, existe uma alma consciente, dedicada aos compromissos e, acima de tudo, justa.”

As empresas também têm classificação, já que seus responsáveis igualmente respondem a um questionário para definir sua cultura organizacional e assim possibilitar seu posicionamento em relação às características dos candidatos. As empresas são definidas em perfis irreverentes, podendo ser classificadas como Família Moderninha, Forte Apache, Estação Espacial, Motor Home, entre outras.

A descrição do tipo de empresa Estação Espacial diz o seguinte: "As palavras 'Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade’ estão pintadas na parede da entrada dessa empresa, cujo ambiente de trabalho familiar, criativo e estimulante inspira a todos a trocarem ideias, a colaborarem e, juntos, ingressarem na era espacial. Com uma estrutura de trabalho flexível, as individualidades de cada um são imensamente respeitadas e valorizadas. Iniciativa e autogestão também são incentivadas por aqui. Afinal, somos uma empresa do século XXI, não é?! E aqui, colaboração e espírito de equipe fazem parte da dinâmica. OK, exceto, talvez, na mesa de pingue-pongue. Por se tratar também de um lugar dinâmico, repleto de mentes brilhantes, o ambiente na Estação Espacial pode, às vezes, parecer um tanto atordoante. Mas as trocas, os brainstorms e os debates fazem desse lugar além de social, intelectualmente gratificante.”

Com os perfis de candidatos e de empresas definidos, a plataforma procede, por meio de um algoritmo, ao cruzamento de informações dos dois lados, possibilitando uma integração mais do que satisfatória entre ambos. Segundo Bazilio, a própria palavra Biz.u já define a atuação da empresa. "'Biz' remete à business; e 'u', que em inglês é uma forma abreviada de dizer you, 'você'. Biz.u também significa dica, ideia. Oferecemos uma boa dica de emprego ao candidato e uma lista de profissionais alinhados para as empresas”, explica Bazilio.

O site está no ar desde o dia 18 de maio no Rio e em São Paulo, mas a proposta é de que amplie seu funcionamento para todo o País. Bazilio e seus sócios juntaram recursos do próprio bolso, somados a investimento-anjo e ao apoio do programa de Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital no Estado do RJ (Start-Up Rio). “Pretendemos chegar a mil vagas de empregos cadastradas em até um ano”, finaliza Bazilio.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes