O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Missa de 7º dia do professor Adauto Araújo
Publicado em: 10/08/2015
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Missa de 7º dia do professor Adauto Araújo

Adauto Araújo era 'Cientista do
Nosso Estado' 
(Foto: Divulgação)

A Missa de 7º dia pelo falecimento do professor e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Adauto José Gonçalves de Araújo será realizada na quarta-feira, dia 12 de agosto, às 18h, na Capela do Colégio Santo Inácio (Rua São Clemente, 226, Botafogo).

Ele faleceu na noite de quinta-feira (6/8), vítima de câncer.  "Cientista do Nosso Estado" da FAPERJ, Adauto atuava também como coordenador da área da Fundação para as Ciências da Saúde, além de integrar o Conselho Superior do órgão. 

Diretor Científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva falou em nome da Fundação e lamentou a perda de um de seus coordenadores mais queridos. “Adauto deixará saudades, pois sua simpatia e presteza sempre marcaram a todos nós diretores, assessores e funcionários da instituição”, destacou.    

Adauto Araújo foi diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) de dezembro de 1994 a dezembro de 1997. Junto com o pesquisador emérito da Fiocruz Luiz Fernando Ferreira, foi responsável pela consolidação e reconhecimento internacional da paleoparasitologia, ramo das ciências que mistura medicina e arqueologia ao estudar parasitos, as doenças por eles causadas e que afetaram o homem no passado, suas origens, sua evolução e, em alguns casos, seu desaparecimento ou ressurgimento. 

Autor de quase 200 artigos científicos, 18 capítulos de livros e três livros – um deles, Fundamentos da Paleoparasitologia, organizado junto com os pesquisadores Luiz Fernando Ferreira e Karl Jan Reinhard, que conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Naturais do Prêmio Jabuti 2012. Iniciativa inédita no mundo, o livro, publicado em 2011 pela Editora Fiocruz, compila o conhecimento disponível sobre o assunto e apresenta o estado da arte em paleoparasitologia, ciência voltada para o estudo dos parasitos do passado.

Nascido no Rio de Janeiro em 29 de janeiro de 1951. Graduou-se na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1975. Em 1980, concluiu o mestrado em Biologia Parasitária pela Fiocruz e, em 1987, o doutorado em Saúde Pública, também pela Fiocruz. Obteve pós-doutorado pela University of Nebraska (EUA), em 2002. Suas áreas de atuação eram a paleoparasitologia, a helmintologia de parasitos, a epidemiologia e a origem e a evolução do parasitismo

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes