O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação divulga resultado do TCT – 2015
Publicado em: 03/09/2015
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação divulga resultado do TCT – 2015

Ao anunciar, nesta quinta-feira, 3 de setembro, o resultado da edição 2015 do programa Treinamento e Capacitação Técnica (TCT), a diretoria da Fundação divulgou o apoio a 110 novos projetos. Entre os contemplados, há propostas bastante diversificadas, como “Micropropagação de espécies arbóreas nativas ameaçadas de extinção” a “Estudos de genômica funcional: a classificação de associação ao câncer de variantes genéticos de BRCA1”. Com um total de investimentos da ordem de R$ 2 milhões, o programa visa estimular a valorização da formação e da inserção no mercado de trabalho, por meio do treinamento de técnicos de nível fundamental, médio e superior, integrantes de atividades de apoio em projetos financiados pela FAPERJ e desenvolvidos por pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro.

Cada uma das propostas – submetida pelo coordenador ou orientador de cada equipe – deveria refletir a necessidade de treinamento e capacitação de profissionais em atividades técnicas, para implantação, modernização e funcionamento de laboratórios e/ou equipamentos multiusuários, mencionando o projeto em andamento ao qual as atividades do bolsista indicado estão vinculadas. Também deveria trazer a anuência da instituição à qual o coordenador ou orientador estiver associado. Os bolsistas indicados em cada um dos projetos inscritos deveriam ser técnicos de nível fundamental, médio ou superior, com ou sem pós-graduação, desde que apresentando habilidade ou aptidão específica, essencial à execução do projeto.

Puderam submeter propostas pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, vínculo empregatício ou funcional em instituições de ensino e pesquisa fluminenses, desde que com projetos, ativos e em desenvolvimento, financiados pela Fundação. 

Como deverá dedicar 40 horas semanais ao projeto contemplado, o bolsista não poderia manter quaisquer vínculos empregatícios, públicos ou privados, nem acumular bolsa. Na avaliação do projeto, foram considerados, entre vários critérios, o mérito técnico-científico; a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, ambiental, econômico e social fluminense; o caráter multidisciplinar e o escopo multiusuário das atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista solicitado; assim como o impacto no desenvolvimento de programas de pós-graduação stricto sensu da instituição a que estão vinculados os pesquisadores; e a  infraestrutura disponível na Instituição onde serão realizadas as atividades técnicas relativas à execução do projeto e do plano de trabalho propostos.

Segundo a qualificação e a atividade a ser desenvolvida pelo bolsista, as propostas inscritas deveriam estar enquadradas em uma das cinco faixas definidas pelo edital: TCT1 (técnicos de nível fundamental, sem formação específica); TCT2 (técnicos de nível médio, sem formação específica); TCT3 (técnicos de nível médio, com formação específica na área a que se destina); TCT4 (técnicos de nível superior, com formação específica na área a que se destina); TCT5 (técnicos com pós-graduação stricto sensu, nível de mestrado, com formação específica na área a que se destina). Com prazo de doze meses para o desenvolvimento do projeto, as bolsas poderão ser renovadas duas vezes por igual período. Nesse caso, em cada um dos períodos de renovação, será permitida apenas uma solicitação para substituição de bolsista.

Confira a listagem completa dos contemplados no edital Treinamento e Capacitação Técnica (TCT)

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes