O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 16 a 22 de fevereiro de 2017
Publicado em: 16/02/2017
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 16 a 22 de fevereiro de 2017

Competição em Comunicação Científica reúne América Latina, Caribe e África
Em parceria com a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), a RedPOP (Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e Caribe) e a African Gong (Rede pan-africana para a Popularização da Ciência, Tecnologia e Comunicação Científica na África), o Projeto Imagine (http://projetoimagine.ufsc.br/), acaba de lançar a primeira competição de comunicação científica multilinguística e multicultural. A ideia do projeto é promover a democratização do conhecimento e despertar o gosto pela ciência em pessoas que teriam pouco ou nenhum acesso ao universo científico, A competição tem como foco os públicos da América Latina, Caribe e África. Os concorrentes devem ser estudantes de Mestrado ou Doutorado matriculados em alguma instituição de ensino destas três regiões. Os interessados devem gravar um vídeo de 3 minutos, explicando seu tema de pesquisa de forma que pessoas simples e de qualquer lugar compreendam. O candidato deve fazer sua explanação em um dos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês ou francês. Os vídeos vencedores serão traduzidos para mais de 10 idiomas, incluindo línguas nativas como Guarani, Quechua e Iorubá, e divulgados em toda a África, América Latina e Caribe, através da rede de parceiros. Para conhecer mais sobre o projeto acesse: www.imagine-pangea.com

Instituto Weizmann de Ciências de Israel oferece bolsas para alunos brasileiros
O grupo Amigos do Instituto Weizmann do Brasil oferece a cinco alunos brasileiros a oportunidade de participar como bolsistas do International Summer Science Institute, escola de verão do Instituto Weizmann de Ciências, em Rehovot, Israel. O prazo de inscrição vai até o dia 13 de março. Além de participar de pesquisa científica de ponta, os bolsistas terão a oportunidade de conhecer e trocar experiências com outros 80 jovens de vários países.O International Summer Science Institute ocorrerá dos dias 4 a 30 de julho deste ano. Este é o período em que o Instituto Weizmann abrirá seus laboratórios nas áreas de Bioquímica, Biologia, Química, Matemática, Ciência da Computação e Física para os futuros cientistas. Nas primeiras semanas, a programação prevê trabalho de bancada e seminários; nas semanas seguintes o grupo realizará trabalho de pesquisa em campo próximo ao Mar Morto. O concurso é aberto a estudantes de todo o Brasil que estejam cursando o primeiro ano do Ensino Superior em áreas de Biologia, Geografia, História e Arqueologia. Os candidatos selecionados receberão bolsa integral que inclui viagem, estadia e taxas de atividades financiadas pelo Grupo dos Amigos do Instituto Weizmann- Brasil. Inscrições e informações sobre a seleção em www.amigosdoweizmann.org.br/escoladeverao.

Ciência brasileira perde o prof. Wolfgang Christian Pfeiffer
Faleceu na quarta-feira, 15 de fevereiro, o professor e pesquisador Wolfgang Christian Pfeiffer. Trabalhando principalmente com a ecologia aplicada, ele dedicou boa parte de sua carreira ao estudo da influência dos metais na contaminação do ambiente. Nascido na Alemanha, Pfeiffer veio para o Brasil ainda na infância. Formou-se em farmácia pela Escola Federal de Farmácia e Bioquímica de Ouro Preto, em 66, e tornou-se doutor em ciências pela UFRJ, tendo feito, posteriormente, seu pós-doutorado pela Universidade de Nova York (NYU). Pfeiffer atuou por mais de 40 anos no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, onde ocupou diferentes cargos, tendo sido, inclusive, Chefe do Laboratório de Radioisótopos Eduardo Penna Franca da UFRJ. Teve participação também na implantação da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e de seu Laboratório de Ciências Ambientais. Interessado por ecologia, o trabalho de Pfeiffer representou relevantes avanços no estudo da contaminação ambiental por metais pesados. Foi dele a iniciativa do Projeto de Contaminação Ambiental e Humana por Mercúrio na Amazônia, que analisou os impactos do mercúrio na extração de ouro na região. Pfeiffer integrava a Academia Brasileira de Ciências, que lamentou sua perda, lembrando, em nota, que ele dedicou grande parte de sua vida à atividade de pesquisa e ofereceu grandes avanços à Ciência e à sociedade (Com informações da Academia Brasileira de Ciências).

Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental: inscrições até 24 de fevereiro
Estão abertas, até o dia 24 de fevereiro, as inscrições no processo seletivo para o Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental oferecido pelo Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) - Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea. O programa de pós-graduação Stricto-Sensu é recomendado pela Capes/Brasil e pela ASIIN/Alemanha (Accreditation Agency for Degree Programmes in Engineering, Informatics, the Natural Sciences and Mathematics) e confere ao aluno dupla diplomação: Mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental pela PUC-Rio e Master of Science pela Technische Universitat Braunschweig, da Alemanha. O curso tem duração de dois anos e as aulas começam no dia 13 de março. Detalhes sobre a documentação a ser enviada via e-mail podem ser consultados diretamente no edital do processo seletivo, no endereço www.urb.puc-rio.br/pdfs/edital_2017.pdf. Mais informações em www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes ou pelo telefone  (21) 3527-1188 ou 3527-1197.

Manual sobre radônio é editado em português pelo IRD
O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) editou o Manual da Organização Mundial de Saúde sobre Radônio em Ambientes Internos e disponibiliza a publicação virtual a todos os interessados, com informações sobre a exposição residencial ao radônio, de um ponto de vista de saúde pública, e recomendações detalhadas a respeito da redução dos riscos à saúde. O download gratuito está acessível no site do IRD (www.ird.gov.br/index.php). O radônio é um gás radioativo que emana de rochas e solos e tende a se concentrar em espaços fechados como minas subterrâneas ou imóveis. A infiltração de gases do solo é reconhecida como a fonte mais importante de radônio residencial. Outras fontes, que incluem materiais de construção e água extraída de poços, são de menor importância na maioria das circunstâncias. O radônio é um dos principais contribuintes para a dose de radiação ionizante recebida pela população geral. 

Programa de Iniciação à Produção Cultural na Fiocruz abre processo seletivo em março
Quem estava aguardando a oportunidade de participar de uma das ações voltadas aos jovens na Fundação Oswaldo Cruz ( Fiocruz), deve ficar atento. O Programa de Iniciação à Produção Cultural, o Pró-Cultural, coordenado pelo Museu da Vida, é uma iniciativa de educação não-formal para estudantes entre 16 e 19 anos. O candidato deve apenas estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas da rede pública próximas à Fiocruz – no campus de Manguinhos. Os interessados terão o prazo de 6 a 17 de março para se inscrever no processo seletivo, no horário das 9h30 às 12h, e das 13h às 16h, no Museu da Vida (Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos), na Zona Norte. Para participar, basta levar o documento de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e declaração da escola em que está cursando o ensino médio. Mais informações: (21) 3865-2130 e (21) 3865-2102.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes