O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Nota de pesar pelo falecimento do professor Carlos Lessa
Publicado em: 05/06/2020
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Nota de pesar pelo falecimento do professor Carlos Lessa

Por Ascom Faperj

A direção da FAPERJ se une às manifestações de pesar pelo falecimento do professor Carlos Lessa (1936-2020), ocorrido nesta sexta-feira (5/6). Com um legado de grandes contribuições à vida pública, o economista, que foi reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) entre julho de 2002 e março de 2003 e diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), também deixou sua marca na FAPERJ, tendo ocupado cadeira no Conselho Superior (CS) da Fundação.

Durante essa sua passagem pelo Conselho, emprestou sua visão privilegiada dos problemas e oportunidades para o País e o brilho de sua inteligência para tratar dos assuntos relativos ao fomento da Ciência, da Tecnologia e da Cultura no estado. Em março de 2006, por ocasião de sua posse no colegiado, escolhido para falar em nome dos novos membros do CS, disse que não se considerava exatamente um cientista, mas “um nacionalista”. “Sou daqueles que acham que a economia deve estar subordinada à política e não a política subordinada à economia”, falou.

Autor de livros e artigos sobre economia, cultura e história, foi professor titular da UFRJ e concluiu a graduação em Ciências Econômicas na UFRJ em 1959. Mestre em Análise Econômica pelo Conselho Nacional de Economia, doutorou-se em Ciências Humanas, em 1980, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O economista, ex-decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFRJ), teve passagens por diversas instituições, como o Ministério das Relações Exteriores, Centro Econômico para América Latina (Cepal/ONU), Superintendência de Desenvolvimento Econômico (Sudene), Instituto Latino-americano e do Caribe de Planificação Econômica e Social (Ilpes/ONU), Banco Interamericano de Desenvolvimento (Intal/BID/Argentina), Centro Interamericano de Capacitação em Administração Pública (Cicap/Venezuela), Universidade do Chile, Fundação Getúlio Vargas (FGV), BNDES, Fundação para o Desenvolvimento da Administração Pública (Fundap), Unicamp, Conselho Superior de Previdência Social (CSPS), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Instituto Virtual de Economia e Logística do Rio de Janeiro.

O intelectual era um pesquisador apaixonado pela cidade do Rio de Janeiro e tinha enorme apreço pela cultura popular. Ele tinha 83 anos e morreu na manhã de hoje no Hospital Copa Star do Rio de Janeiro, onde estava internado.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes