O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 19 a 25 de agosto de 2021
Publicado em: 19/08/2021 | Atualizado em: 24/08/2021
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 19 a 25 de agosto de 2021

Diálogos da Inovação tem nova data (3/9) para debater o desafio de revitalizar as cidades
A próxima edição da série Diálogos da Inovação, projeto da Casa Firjan em parceria com a FAPERJ, tem início dia 3/9, às 11h30, com o debate sobre o desafio de revitalizar as cidades.  Em transmissão online, o evento Placemaking – O desafio de revitalizar as cidades - Suécia reunirá o especialista ambiental e gerente de projetos do IVL Swedish Environmental Research Institute, em Gotemburgo, Mats-Ola Larsson, e o secretário municipal de Planejamento Urbano do Rio de Janeiro, Washington Fajardo. A proposta é apresentar iniciativas de sistemas de transporte urbano inteligentes e eficientes na Suécia e discorrer sobre os investimentos de Gotemburgo, segunda maior cidade da Suécia, para ampliar os espaços para livre movimentação na cidade. O Diálogos da Inovação também abordará as iniciativas de placemaking na cidade do Rio de Janeiro. O conceito de placemaking vem da interseção entre arte, ativismo e urbanismo e consiste em planejar espaços públicos de qualidade que possam contribuir para o bem-estar da comunidade local. Mais informações: https://www.firjan.com.br/eventos/transmissao-on-line-dialogos-da-inovacao-2021-placemaking-o-desafico-de-revitalizar-as-cidades-estados-unidos.htm

Presidente da ABC, Luiz Davidovich recebe título de Professor Emérito da UFRJ
O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, recebeu, na última sexta-feira (13/8), o título de Professor Emérito da UFRJ. Membro da TWAS (Academia Mundial de Ciências) e da Academia de Ciências dos Estados Unidos (NAS), Davidovich tem forte papel de liderança no crescimento da ciência brasileira em prol da sociedade, da democracia e contra a desigualdade social no Brasil. Defensor da necessidade de maior convivência entre especialidades de diversas áreas de pesquisas, Davidovich também defende a formação mais ampla aos alunos, por entender que a oferta não deve se restringir ao conhecimento específico de cada área, de forma isolada. A estrutura da universidade e a necessidade de maior interdisciplinaridade é um dos seus principais compromissos como intelectual. Nos últimos anos, o físico tem trabalhado incansavelmente contra os cortes do orçamento na Ciência e contra os ataques diários à Ciência e Educação. Ele defende a necessidade de um projeto para o Brasil como nação, não só na área científica, mas também nas cruciais questões socioeconômicas e ambientais e sua visão de ciência é amparada no desenvolvimento social, na sociedade e seus indivíduos. Ao longo dos últimos anos, o físico foi contemplado por diversas vezes em editais da FAPERJ, que assim apoiou a realização de suas pesquisas. 

Sessão Solene homenageia 28 anos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf)
A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) completou nesta segunda-feira (16/8) 28 anos. A data foi celebrada com uma Sessão Solene do Conselho Universitário (Consuni) em ambiente virtual. O reitor e a vice-reitora, Raul Palacio e Rosana Rodrigues, respectivamente, participaram do evento no campus Carlos Alberto Dias, em Macaé. A cerimônia, transmitida através do canal UENF TV no YouTube, pode ser conferida aqui.

INCTMat promove mesa-redonda sobre elaboração de artigos científicos
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), através das Atividades de Desenvolvimento Profissional, promove na quarta-feira (25/8), a partir das 17h15, mesa-redonda com o tema: Elaboração de Artigos Científicos, da série: Matemática como Profissão. O evento, apoiado pela FAPERJ, será transmitido por meio da plataforma Zoom e canal da SBM no YouTube https://www.youtube.com/c/sbmatematica). A apresentação da série, organizada por Jaqueline Mesquita (UnB), Lorenzo J. Díaz (PUC-Rio) e Paolo Piccione (USP-SP) será moderada por Carolina Araújo (IMPA). A apresentação é de Bernardo Borges (UFMG), María Amelia Salazar (UFF) e Tiago Pereira (USP-São Carlos).

Icict/Fiocruz debate o papel da linguagem simples na comunicação pública
O Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), promove nesta sexta (20/8), a partir das 14h, um debate acerca da linguagem simples, conceito que vem ganhando destaque nos últimos anos, no campo da comunicação. O conceito abrange um conjunto de práticas que facilitam a leitura e a compreensão do texto, levando em conta que os leitores são muito diversos e têm níveis diferentes de entendimento.  Dessa forma, os conteúdos e textos devem ser claros e convidativos para todos os leitores. O uso da linguagem simples tem sido mais crucial ainda para a divulgação científica e a saúde públic diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, incluindo a proliferação de fake news e a desinformação. "Acesso e cidadania: o papel da linguagem simples na comunicação pública" terá como palestrante a pesquisadora Liana Braga Paraguassu, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Premiada pelo Latin America Research Awards (Lara 2019), Liana é doutoranda e mestre na área de Estudos da Linguagem – Tradução, Terminologia e Lexicografia. Ela irá abordar como a simplificação textual e a ideia de acessibilidade textual são caminhos para implantar ações que democratizem o acesso ao conhecimento. A debatedora será Valéria Machado, coordenadora do Fale Conosco Fiocruz e integrante do GT Acessibilidade do Icict. Para participar, basta acessar o Canal da VideoSaúde no Youtube.

Uerj abre inscrições de candidatos na pós-graduação em Psicanálise stricto sensu 
O Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) abriu inscrições para seleção de candidatos à 20ª turma do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Psicanálise, curso de mestrado, área de concentração em Pesquisa e Clínica em Psicanálise. As inscrições podem ser feitas até 13/9 e o curso, que oferece 13 vagas, terá início no primeiro semestre de 2022. O programa é estruturado em duas linhas de pesquisa: Teoria, método e ética da psicanálise aplicada a manifestações clínicas e a seus dispositivos e Problemas teórico-metodológicos na relação da psicanálise com outros campos de saber e com a cultura. O Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da Uerj foi criado em setembro de 1998 e em abril de 2007,  deu início à primeira turma do Doutorado. Mais informações: https://www.cepuerj.uerj.br/cursos2.php?tipo=cursos&curso=E04901&ano=2022 

Startup da Coppe/UFRJ desenvolve biotecidos pulmonares para estudar a interação do novo coronavírus
A startup Gcell Cultivo 3D, da Incubadora de Empresas do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), está desenvolvendo uma plataforma automatizada para fabricar biotecidos 3D, a partir de células pulmonares humanas, que propicie o estudo da interação do novo coronavírus. O objetivo é que a plataforma atenda a diversos cientistas nos estudos voltados para o mecanismo de entrada do Sars-CoV-2 no organismo; e à indústria farmacêutica na realização de testes de novos fármacos, candidatos a novos medicamentos. O projeto foi contemplado em edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Gcell firmou parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para utilizar a infraestrutura do Laboratório de Bioengenharia Tecidual (Labio). A produção será automatizada e em larga escala, sendo possível uma única placa de cultivo formar centenas desses tecidos, podendo chegar, em único dia, a milhares construídos de forma tridimensional. Testes iniciais utilizando os tecidos tridimensionais mostraram que o Sars-CoV-2 infecta as células, causando lesões. Desta forma, o modelo da Plataforma vem se mostrando apropriado pois, caso não houvesse esta tecnologia os testes seriam feitos com cultivos mais simples, de menor precisão, e mais distantes do modelo do pulmão.                         

Policlínica Piquet Carneiro (PPC/Uerj) recruta voluntários para tratar lesões da diabetes
Pesquisa fruto de parceria entre a Policlínica Piquet Carneiro (PPC) da Uerj e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai possibilitar a oferta de um novo tratamento para lesões da diabetes nos membros inferiores. A terapia será aplicada no Ambulatório de Cirurgia Vascular da PPC, em voluntários diabéticos com ferida abaixo do tornozelo há um mês ou mais. A doença, que atinge cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil, apresenta esse tipo de lesões quando a diabetes está descontrolada e acaba provocando problemas vasculares. Com a perda de sensibilidade, o efeito nas extremidades acaba sendo contínuo e cada vez pior. O medicamento para tratar as lesões foi elaborado pela Fiocruz, em conjunto com diversas instituições brasileiras de ensino superior. O tratamento é feito em duas partes; a primeira com a aplicação da medicação específica para as lesões e a segunda com terapia tradicional. A duração média do uso do produto é de dois meses, além do acompanhamento por um ano. O paciente será atendido por uma equipe especializada, incluindo cirurgiões vasculares e uma enfermeira podiátrica, responsável pelos cuidados das feridas causadas pela diabetes. Interessados devem entrar em contato exclusivamente pelo Whatsapp: (21) 98298-2761.

Reta final para as inscrições nos Cursos de Extensão em Direito do Ceped/Uerj
As inscrições para os Cursos de Extensão do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Ceped/Uerj) estão abertas, até 25 de agosto. São oferecidos cinco programas para o período 2021-2022: Direito Penal Econômico Empresarial e Compliance; Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos; Planejamento Sucessório; Recursos nos Tribunais Superiores; e Direito Administrativo Disciplinar. Coordenados por professores e pesquisadores da Uerj, os cursos visam o aprimoramento do conhecimento jurídico de estudantes das mais diversas áreas. As aulas são totalmente on-line e têm início previsto para setembro deste ano. Acesse o edital e faça sua inscrição pelo site do Ceped. 

Uenf seleciona bolsista de apoio ao ensino
A Pró-reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Prograd/Uenf) publicou na segunda-feira (16/8) o Edital 2021/03, destinado ao processo seletivo para atuar com Bolsista de Apoio ao Ensino. São três vagas, com carga horária de 10h e 20h. As inscrições podem ser feitas nos dias 17 e 18/08/2021. Edital 2021/03 – Apoio ao ensino dos Cursos de Graduação. Vaga LCMAT/CCT

O legado de Paulo Freire e os atuais dilemas da Educação
Dando continuidade ao Ano Paulo Freire na Uerj, que celebra o centenário do educador e filósofo brasileiro, a Pró-reitoria de Graduação (PR-1) realizará na sexta (27/8), às 17h, o evento “O legado de Paulo Freire e os dilemas da Educação agora”, com o professor Carlos Rodrigues Brandão, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A palestra será transmitida ao vivo no canal da TV Uerj no YouTube, com programação aberta ao público em geral. A apresentação está estimada em uma hora, incluindo apresentação e perguntas dos espectadores, que poderão ser enviadas via chat e serão intermediadas pela equipe da PR-1. Também serão emitidos certificados de participação aos interessados que preencherem seus dados no formulário on-line, cujo endereço de acesso será divulgado durante a apresentação.

Plataforma CovidScan desenvolvida na Coppe está sendo testada na Fiocruz
A plataforma digital online CovidScan, que está sendo desenvolvida pela empresa Petrec, spin-off do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), para apoiar profissionais de saúde na identificação e diagnóstico da Covid-19, começou a ser testada na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A ferramenta reúne imagens sequenciais de tomografias pulmonares classificadas por tipo de patologia, com o objetivo de facilitar o prognóstico médico. A comparação das imagens do pulmão do paciente com imagens previamente classificadas poderá auxiliar o médico no diagnóstico da doença e na tomada de decisão, seja pela internação imediata, ou tratamento mais adequado. Para alimentar a plataforma os pesquisadores da Petrec configuraram um software, dotado de algoritmo de Inteligência Artificial, que filtra as imagens possibilitando identificar a doença com rapidez e precisão. O trabalho conta com a colaboração do professor Alexandre Evsukoff, do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe.

Seminário Internacional 'Agora é com elas' recebe trabalhos até 31 de agosto
O Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (Leme) estendeu, até 31/8, o prazo para recebimento dos resumos expandidos para o seu seminário internacional “Agora é com elas”, uma referência aos 30 anos da primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino. Divididos em dois GTs (História, memórias e resistências e Futebol feminino nos rastros da profissionalização), os trabalhos devem ter de 7 a 12 mil caracteres e podem estar escritos em português ou espanhol. As apresentações dos textos aprovados irão acontecer via Google Meet, nos dias 8 e 9 de novembro.  O evento contará ainda com apresentação de palestras, ao vivo, pelo canal do Leme no Youtube, em programação ainda a ser definida. Os resumos expandidos devem ser enviados para seminariocopadomundodemulheres@gmail.com por graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. Mais informações pelo telefone: 2334-0500.

UFRRJ se une à campanha ‘Agosto Lilás’, de enfrentamento à violência contra a mulher
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está apoiando a campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher “Agosto Lilás”, desenvolvido em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, que este ano (2021) completou 15 anos. Em 2020, segundo dados do Instituto Datafolha, uma em cada quatro mulheres brasileiras acima de 16 anos sofreu alguma agressão física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial. Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um problema de saúde pública, desde 2006, ganhou a campanha nacional para incentivar denúncias de agressão e reforçar a importância do enfrentamento à violência contra a mulher. Além de ter instalado iluminação lilás no prédio principal do campus Seropédica, a Prefeitura Universitária da UFRRJ divulgou diversas formas de denúncia dos diferentes tipos de violência que as mulheres estão sujeitas por meio de delegacias e órgãos especializados. O Ligue 180 é um serviço gratuito, confidencial e que funciona 24h por dia para receber as denúncias e esclarecer as possíveis dúvidas sobre os serviços de atendimento à mulher. Lançado em 2020, o aplicativo Direitos Humanos Brasil está disponível em Android e IOS e também pode ser usado para o envio de denúncias. 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes