Por Ascom Faperj
Seguindo a linha de lançamento de novos editais que possibilitam um investimento direcionado às questões fluminenses mais pungentes e aos pesquisadores vinculados às universidades estaduais (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj, Universidade Estadual do Norte Fluminense - Uenf e Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste - Uezo), a FAPERJ anunciou nesta quinta-feira, dia 23 de setembro, o lançamento de mais um edital, Programa Apoio à Infraestrutura e Pesquisa nas Universidades Estaduais do Rio de Janeiro – 2021. Ao todo, serão destinados cerca de R$ 25 milhões para a pesquisa fluminense por meio desta nova chamada.
Esse edital reúne elementos de antigos editais FAPERJ que visam à aquisição e manutenção de equipamentos multiusuários das instituições estaduais (Uerj, Uenf e Uezo) e a execução de obras de infraestrutura nestas universidades. Esses elementos são fundamentais para a consolidação da infraestrutura fluminense para pesquisa.
Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, o apoio às universidades estaduais é estratégico dentro de um cenário de recuperação econômica e social do estado. “A Uerj está entre as 10 universidades melhor ranqueadas no Brasil; a Uenf também se destaca pela excelência de graduação e pós-graduação com um impacto importante no norte fluminense; e a Uezo, a mais nova, é um centro universitário importante para a formação de tecnólogos e inovadores na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro”, afirmou Lima Silva.
Para a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, o lançamento desse edital reforça a missão da Fundação de fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado. “O fortalecimento da infraestrutura de nossas universidades é requisito básico para a continuidade da pesquisa científica e tecnológica de ponta em nosso estado”, disse Bouskela.
O prazo para submissão de propostas vai até 22 de outubro. Para inscrever projetos, tanto coordenador quanto vice coordenador e pesquisadores associados de cada equipe devem ter o grau de doutor ou equivalente, apresentar produção científica ou tecnológica de qualidade, especialmente nos últimos cinco anos e deverão estar ativa e produtivamente envolvidos (as) em pesquisa e/ou atividade relevante para a proposta.
As propostas são encaminhadas pelo coordenador da equipe, com a anuência de sua instituição de origem, do vice coordenador e dos pesquisadores associados. No caso de aquisição de equipamentos ou de implantação de infraestrutura, estes devem ter utilização multiusuária e multidisciplinar. Cada proposta inscrita deverá optar por uma das três faixas de financiamento (A, B ou C) descritas no edital. Na Faixa A, as propostas deverão ter o valor máximo de R$ 2 milhões e ter um perfil voltado para a infraestrutura multiusuária; nas Faixas B e C, as propostas deverão ter o valor máximo de 500 mil e 250 mil, respectivamente. O prazo de execução de cada proposta contratada será de até 24 meses, os recursos serão liberados em parcela única.
Confira o conteúdo completo do edital no link abaixo:
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes