O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ lança edital voltado à melhoria das escolas da rede pública sediadas no Estado
Publicado em: 14/10/2021 | Atualizado em: 30/10/2021
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ lança edital voltado à melhoria das escolas da rede pública sediadas no Estado

Por Ascom Faperj

Escolas públicas sediadas no estado do Rio de Janeiro serão
contempladas com cerca de R$ 8 milhões a serem repassados
pela edição 2021 do programa (Foto: Bruno Concha/Secom)

A FAPERJ lança nesta quinta-feira, dia 14 de outubro, o programa Apoio à melhoria das escolas da rede pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro — 2021. Este edital visa apoiar iniciativas voltadas à melhoria da escola pública, por meio de projetos que abordem temas educacionais relevantes e que permitam o aprimoramento da qualidade das escolas da rede pública (municipais, estaduais e federais) do Estado do Rio de Janeiro (níveis fundamental e médio). O prazo para submissão de propostas foi prorrogado e agora vai até 16 de novembro.

Para o programa está destinado um orçamento que pode chegar a cerca de R$ 8 milhões. Do total de recursos disponibilizados, pelo menos 30% serão destinados a projetos envolvendo escolas públicas sediadas fora da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Uma das principais finalidades desse edital é superar e mitigar os impactos da pandemia na educação, visando diminuir as disparidades e diferenças educacionais geradas pelo fechamento das escolas. O edital busca ainda favorecer projetos de formação continuada dos professores, de elaboração de propostas curriculares inovadoras, bem como contribuir para a melhoria da infraestrutura necessária à educação da rede pública do Estado.

Como proponentes são elegíveis pesquisadores doutores ou grupo de pesquisadores com vínculo empregatício ou funcional em instituições públicas ou privadas de ensino superior e/ou pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro, sempre em colaboração com profissionais de escolas da rede pública.

O presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, aposta no sucesso do programa ao incentivar o intercâmbio de instituições de ensino superior e pesquisa com escolas da rede pública: “Precisamos trazer os profissionais das universidades para dialogar com os professores da rede de ensino pública. Acredito que assim, juntos, nós conseguiremos atenuar o impacto da pandemia na rede pública de ensino no geral”, falou.

A diretora Científica da Fundação, Eliete Bouskela, acrescentou que a última edição deste edital foi lançada em 2014, e com um valor bastante inferior ao da atual edição. “Em 2014, lançamos o edital Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado, com um orçamento muito mais modesto. Em 2021, a nova versão do edital conta com um orçamento quase cinco vezes maior. Esse incremento, sem sombra de dúvidas, será decisivo no aprimoramento do desempenho das escolas da rede pública fluminense”, disse Bouskela.

A vice-presidente do Conselho Superior da FAPERJ, professora Alice Casimiro Lopes, destacou a importância da educação pública no enfrentamento das dificuldades geradas pela pandemia: “Não é apenas com o ensino de conteúdos científicos que a escola contribui para a melhoria da qualidade de vida. É, sobretudo, pela interação entre professores e alunos, pelo debate das questões sociais que atingem a vida das pessoas. A escola não é apenas para dar respostas, mas para ajudar a formular perguntas.”

Confira o Edital na íntegra abaixo:

Programa “Apoio à melhoria das escolas da rede pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro — 2021”

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes