Por Ascom Faperj
A FAPERJ divulga nesta quinta-feira, 21 de outubro, o resultado do Programa de Apoio a Projetos Científicos e Tecnológicos para o Desenvolvimento e Avaliação de Vacinas e Terapias contra a COVID-19 – 2021. O edital apoiou projetos científicos e tecnológicos que promovessem o desenvolvimento de novas vacinas, de imunoterápicos, reposicionamento de fármacos e desenvolvimento de novas terapias e também estudos de fase 4 de vacinas. Ao todo, o programa vai destinar aproximadamente R$ 25 milhões para os 14 projetos contemplados.
Os grupos de pesquisa financiados por este edital deverão desenvolver os trabalhos em até 36 meses e poderão utilizar os recursos financeiros para o estabelecimento e melhoria de infraestrutura e despesas de custeio previstas nos projetos. Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto Nacional de Cardiologia (INC) estão entre os contemplados.
Segundo a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, esse programa é mais uma iniciativa da FAPERJ para o combate da pandemia do novo corona vírus. “Esse edital se soma a iniciativas anteriores da FAPERJ em chamadas emergenciais para combater os efeitos da pandemia e a um recente edital de pesquisa clínica sobre afecções pós-Covid, contemplando assim todos os aspectos relacionados à infecção pelo vírus SARS-CoV-2”, afirmou Bouskela.
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, reconheceu o protagonismo da Fundação no fomento a pesquisas para combater a Covid. "A FAPERJ tem sido uma das principais instituições do estado a investir massivamente em pesquisas relacionadas à Covid. É uma satisfação perceber que os estudos desenvolvidos por meio desses recursos têm contribuído, efetivamente, para combater a pandemia. Se estamos saindo da pandemia e, aos poucos, voltando à normalidade, sem dúvida a FAPERJ teve um papel fundamental nessa trajetória", reconheceu o secretário.
O presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, ressaltou que as pesquisas contempladas nesse edital deverão resultar em avanços importantes no desenvolvimento de uma segunda geração de vacinas para a Covid-19, tanto à base de RNA como das proteínas do vírus, com foco especial nas novas variantes. “O programa também permitirá o acompanhamento dos esquemas vacinas em adultos e adolescentes. Por último, serão contemplados também projetos que visam buscar terapias contra a Covid-19. Esse edital junta-se a outros programas voltados para o enfrentamento da pandemia lançados pela Fundação e que somam recursos totais de cerca de R$ 200 milhões para o apoio à pesquisa, tecnologia e inovação não só para mitigar os efeitos da Covid-19, mas também, para propiciar o desenvolvimento de novas vacinas e terapias inovadoras pelos pesquisadores fluminenses”, disse Lima.
Confira a lista de contemplados no link abaixo:
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes