O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Programa de Mobilidade Internacional FAPERJ/França abre calendário de 2022
Publicado em: 03/02/2022 | Atualizado em: 10/02/2022
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Programa de Mobilidade Internacional FAPERJ/França abre calendário de 2022

Por Ascom Faperj

A FAPERJ, em conjunto com a Embaixada da França no Brasil, lança nesta quinta-feira, dia 03 de fevereiro, o “Programa de Mobilidade Internacional FAPERJ-França – 2022”, destinado a apoiar a vinda de pesquisadores franceses a instituições de ensino e/ou pesquisa localizadas no Estado do Rio de Janeiro.

Esse edital é fruto do protocolo de intenções celebrado entre a FAPERJ e a Embaixada da França em outubro de 2019, durante cerimônia realizada no Consulado da França. Essa iniciativa visa fortalecer e ampliar as colaborações franco-fluminenses no âmbito da pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

O programa, este ano, será destinado apenas à mobilidade de Cátedras Francesas, e tem como objetivo apoiaraté 11 (onze) pesquisadores que desejem realizar parte de sua pesquisa em instituições fluminenses durante um período de 30 a 90 dias, seguindo as mesmas regras do programa Pesquisador Visitante da FAPERJ. O fomento será cofinanciado pela FAPERJ e a Embaixada da França e os contemplados em ambas as modalidades terão direito a uma bolsa mensal, passagem aérea de ida e volta e seguro viagem. O edital contempla o período entre 01 de junho de 2022 a 31 de janeiro de 2023.

"Para a Embaixada da França retomar nossas mobilidades é uma prioridade. Pesquisadores franceses e fluminenses têm muitos temas de pesquisa para explorar juntos e estamos felizes em colaborar com a FAPERJ para favorecer essas trocas", disse o Adido de Ciência e Tecnologia da Embaixada da França em Brasília, Nacer Boubenna.

O presidente da FAPERJ, Jerson Lima, comemorou o retorno dos editais internacionais de cooperação: “Como parte da missão da FAPERJ, os esforços para a internacionalização de nossas atividades devem continuar. A cooperação entre as comunidades científicas do Estado do Rio de Janeiro e da França já é muito expressiva e deve ser fortalecida. É extremamente necessário que possamos fornecer meios para que essa sinergia permaneça ativa e continue gerando muitos resultados através do apoio a projetos conjuntos.”, afirmou Jerson.

Os critérios de avaliação estão descritos nos documentos abaixo. O formulário para candidatura estará disponível no SisFAPERJ a partir de 04/01/2022.

Programa de Mobilidade Internacional Faperj-França – 2022 (em português)

Programa de Mobilidade Internacional Faperj-França 2022 (em francês)

Mais informações: assessoria.internacional@faperj.br ou nacer.boubenna@diplomatie.gouv.fr

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes