A participação na Bienal do Livro já é tradição na agenda da FAPERJ, que esteve presente em todas as mostras desde 2001. Este ano, na 12 Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que será realizada de
A FAPERJ aproveitará a ocasião para divulgar detalhes de seu Programa Auxílio à Editoração. Conhecido pela sigla APQ3, o programa destina-se a apoiar a edição de livros, manuais, números temáticos de revistas e coletâneas científicas em vários tipos de suporte (papel, eletrônicos etc.). O programa também apóia a realização de vídeos e CDs.
Além de expor as publicações que tiveram apoio do programa, o estande da Fundação contará com uma mostra reunindo os trabalhos de pintura e desenho referentes às três primeiras edições do Projeto Rio de Janeiro em Mapas. O projeto tem o objetivo de divulgar as principais construções, logradouros e instituições localizados em municípios fluminenses ou em bairros cariocas, sempre sob o ponto de vista histórico, cultural e arquitetônico.
Na estréia, o projeto retratou a região central da cidade do Rio de Janeiro pela paleta de Jorge de Salles; o mapa seguinte focalizou os bairros de São Cristóvão, Benfica e Mangueira, e teve a assinatura do pintor naif J. Araújo. A terceira edição contemplou pela primeira vez uma região situada fora dos limites da capital fluminense: Campos dos Goytacazes, que foi recriada pela ilustradora Mariana Massarani.
No dia 20 de maio, se incorpora à exposição a quarta edição do projeto, que retrata o tradicional bairro de Santa Teresa. O trabalho, que será lançado no dia 16 no Museu da Chácara do Céu, foi ilustrado por Ana Maria Moura, moradora do bairro. Também no dia 20, às 19h, a FAPERJ e a Uerj estarão oferecendo um coquetel de confraternização.
A programação organizada pela FAPERJ inclui ainda uma animada agenda de debates, que serão realizados no Café Universitário – um espaço especialmente preparado pela Abeu para receber convidados. Veja a programação:
15/5 18h às 19:50 Maria Antonieta Rodrigues
Tema: Revitalização do Parque Paleontológico de São José em Itaboraí
17/05 16h às 17:50 Ismar Carvalho
Tema: Fósseis
18/5 18h às 19:50 Mônica Savedra
Tema: Política de Lingüística no Brasil e no Mercosul
19/5 20h às 20:50 Chris Rodrigues
Tema: Cinema e Produção
20/06 14h às 15h Francisco Caruso
Tema: Difusão Científica
21/5 14h às 15:30 Deise Quintiliano
Quem tem medo de Jean-Paul Sartre?
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes