A FAPERJ lança, no próximo dia 16 de maio, às 11h, no Museu da Chácara do Céu, a quarta edição do projeto Rio de Janeiro em Mapas. O trabalho retrata o tradicional bairro de Santa Teresa, que assim passa a contar com um mapa ilustrado e um catálogo que traz informações históricas sobre instituições, construções e monumentos localizados na região. O Museu fica na Rua Murtinho Nobre, n 93, Santa Teresa.
Para recriar construções como a que abriga o Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat); o Museu da Chácara do Céu; a Igreja e o Convento de Santa Teresa, a ilustradora Ana Maria Moura, que tem ateliê no bairro, teve como base um estudo arquitetônico. O responsável foi o arquiteto Kleris Albernaz. A pesquisa histórica, feita pelo historiador Marcos Luiz Bretas, possibilitou a criação do catálogo que, além da história dos prédios, traz um amplo serviço sobre as entidades de pesquisa, igrejas, solares, museus, centros culturais e outras instituições.
O estudo comprovou a importância histórica do bairro. Embora bastante alterado em seus traços originais, o prédio da Igreja e Convento de Santa Teresa ainda exibe características do barroco carioca e possui alguns dos melhores exemplares da azulejaria portuguesa do século 18. Estão ali os túmulos do construtor e do governador Gomes Freire de Andrade (Conde de Bobadela), protetor das freiras que fundaram a Ordem das Carmelitas Descalças no Brasil. Um grupo de reclusas ainda ocupa o Convento, que possui valiosa coleção de arte.
O Museu Chácara do Céu fica num espaço privilegiado de Santa Teresa, escolhido pelo industrial Raimundo de Castro Maia, que fez construir em 1957, a partir de projeto do arquiteto modernista Wladimir Alves de Souza, uma casa de arquitetura moderna, integrada na paisagem por seus belos jardins e vistas deslumbrantes. O local abriga uma importante coleção de arte brasileira e internacional, que inclui obras de Portinari, Picasso, Matisse, Dali e Debret.
O prédio onde hoje funciona o Ceat foi construído nos anos 1940 para receber a nunciatura no Rio de Janeiro; procura reproduzir a arquitetura italiana pré-renascentista, exibindo um palazzo de pedra contra as rochas de Santa Teresa. O visual inusitado é de efeito bastante agradável e mostra o ecletismo das experiências arquitetônicas no bairro.
O projeto Rio de Janeiro em Mapas tem o objetivo de divulgar as principais construções, logradouros e instituições localizados em municípios fluminenses ou em bairros cariocas, sempre sob o ponto de vista histórico, cultural e arquitetônico. Na estréia, o projeto retratou a região central da cidade do Rio de Janeiro pela paleta de Jorge de Salles; o mapa seguinte focalizou os bairros de São Cristóvão, Benfica e Mangueira e teve a assinatura do pintor naif J. Araújo. A terceira edição contemplou pela primeira vez uma região situada fora dos limites da capital fluminense: Campos dos Goytacazes, que foi recriada pela ilustradora Mariana Massarani.
Com tiragem de 2.000 exemplares, o catálogo e o mapa de Santa Teresa serão distribuídos gratuitamente para escolas públicas, bibliotecas e instituições de ensino.
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes