Com o objetivo de difundir o conhecimento instalado nas instituições fluminenses, formar parcerias, trocar experiências e prospectar oportunidades, representantes da comunidade de ciência e tecnologia do Estado do Rio de Janeiro participam, neste mês de junho, da 1 Jornada de Tecnologia do Rio de Janeiro na França. O evento integra a programação oficial do Ano do Brasil na França/2005. O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, faz parte do grupo de autoridades que participará do conjunto de atividades programadas para a ocasião.
No dia 28 de junho, em espaço cedido para as conferências e debates pela Universidade Paris III - Sorbonne Nouvelle, Rocha Filho fará palestra dentro do Painel Ciência, Tecnologia e Inovação no Contexto do Desenvolvimento Regional. O titular da FAPERJ fará uma apresentação sobre as principais realizações da Fundação ao longo do último ano, destacando os projetos em andamento e as perspectivas futuras. Para o dia anterior, 27 de junho, está programado o Encontro de Reitores Brasileiros e Franceses.
As atividades prosseguem no dia 29 na capital francesa com a realização de mais dois painéis. Nos dias 30 de junho e 1 de julho, parte do grupo de autoridades e expoentes da área científica fluminense embarca para Marselha, onde três painéis serão apresentados àquela comunidade regional na prefeitura de Bouches du Rhône. As atividades da 1 Jornada de Tecnologia do RJ na França, sob a responsabilidade da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, é uma promoção do Fórum de Reitores do Estado do Rio de Janeiro e conta com o apoio da FAPERJ.
Com a realização desta 1 Jornada, autoridades e representantes do meio acadêmico esperam identificar novas oportunidades de parcerias com instituições congêneres sediadas na França e incrementar programas de investigação em áreas consideradas de importância estratégica para o desenvolvimento nacional e regional. Para a elaboração da agenda de encontros e conferências foram escolhidos setores e temas em que o Rio de Janeiro se destaca, tanto na pesquisa quanto na produção. Os temas são: Tecnologias da Informação e Comunicação (Ferramentas de TI, Gestão do Conhecimento, Educação à Distância); Energia, Petróleo e Gás; Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (Propriedade Intelectual, Relações ANVAR X Brasil, Financiamento); Gestão de Pólos, Parques e Incubadoras (Articulação Universidade, Empresa e Governo); e Saúde, Biociências e Biotecnologia.
Para ter acesso à programação completa das atividades em Paris, clique no link abaixo:
http://www.redetec.org.br/france/paris_grade.htm
O programa de atividades em Marselha está no link a seguir:
http://www.redetec.org.br/france/marseille_grade.htm
Mais informações em:
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes