O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Conselho Estadual de Cultura se reúne na sede da FAPERJ
Publicado em: 28/07/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Conselho Estadual de Cultura se reúne na sede da FAPERJ


A FAPERJ recebeu em sua sede, nesta quarta-feira, 27 de julho, os integrantes do Conselho Estadual de Cultura (CEC) para uma reunião ordinária. O anfitrião, o diretor-presidente da Fundação, Pedricto Rocha Filho – que desde maio é membro efetivo da CEC – fez exposição sobre o empenho da FAPERJ visando mapear os recursos na área de ciência e tecnologia no Estado do Rio de Janeiro. Na mesma reunião, a conselheira Maria Eugênia Stein apresentou o projeto Música Popular Brasileira nas Escolas (MPBE), realizado pelo Instituto Cravo Albin com apoio da Fundação. Denominada de Série Didática, o projeto será lançado na segunda quinzena de agosto.

Depois de dar as boas-vindas a seus pares, Rocha Filho relatou o empenho da instituição em valorizar o sistema estadual de C&T e em promover a ligação entre a ciência e a sociedade fluminense. “A FAPERJ vem trabalhando para mapear as competências do Estado do Rio nas diferentes áreas do conhecimento, de forma a potencializar estes recursos na promoção do desenvolvimento econômico, social e cultural do nosso estado”, disse Rocha Filho. Na reunião, cada um dos presentes recebeu o último número do Jornal da FAPERJ.

Em sua apresentação, o presidente da FAPERJ mencionou também a importância dos Institutos Virtuais, criados e mantidos pela Fundação com o objetivo de consolidar a formação de redes de pesquisas sobre temas relevantes para a sociedade e a economia no Estado do Rio e Janeiro.

 

Rocha Filho lembrou, ainda, a realização, pela FAPERJ, do Mapa da Ciência do Estado do Rio de Janeiro. O mapa, que começou a ser publicado em 1999 e ganhou edição atualizada em 2004, tem por objetivo estimular a integração entre os diversos setores da sociedade e o meio científico. A publicação mostra quais são e onde estão as instituições de ciência e tecnologia no mapa do estado, da capital e do Centro do Rio. A edição 2004 ganhou tiragem de cinco mil exemplares e igual número de cópias em versão CD-Rom.

Álbum do projeto MPBE deverá ser distribuído a cerca de mil escolas
Composto de seis cartazes didáticos, o projeto MPBE, nascido de uma iniciativa do Instituto Cravo Albin dentro de projeto de preservação e divulgação dos acervos de música popular do mesmo instituto, tem lançamento oficial previsto para a segunda quinzena de agosto, na Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro, no Centro.

 

Os cartazes abordam a trajetória da MPB ao longo dos anos e foram divididos em seis temas: A Formação da MPB; O Choro Carioca e Sua Sedução; O Samba dos Bambas; A Música Regional e a Diversidade do Brasil; A Bossa Nova no Brasil e no Mundo, e A Febre dos Festivais. Além dos cartazes, acondicionados numa bela pasta, um CD reúne 20 faixas musicais, que incluem pérolas da música nacional em gêneros que vão do choro à bossa nova, passando pelo samba e a música regional.

O projeto foi apresentado na reunião pela conselheira Maria Eugênia Stein, subsecretária-adjunta de cultura da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). A distribuição do material será feita pela secretaria em conjunto com a FAPERJ. “Esperamos que essa ação desperte em professores e alunos o interesse em pesquisar um pouco mais sobre o assunto”, disse Stein. O projeto foi elogiado por Nélida Piñon, que também tem assento no conselho. “Ampliar para esse público a faixa do saber histórico é uma iniciativa muito louvável”, disse a escritora que, em junho, foi agraciada com o prêmio espanhol Príncipe de Astúrias das Letras 2005 – um dos mais importantes no cenário das letras internacionais.

A reunião do Conselho Estadual de Cultura  na FAPERJ contou com a presença de um expressivo número de conselheiros. O CEC é composto por 21 membros efetivos e quatro suplentes. Os conselheiros, escolhidos entre pessoas de notável saber e experiência nos diversos campos da cultura fluminense, têm mandatos de quatro anos a partir da nomeação pelo governador do estado, por indicação do secretário de estado de Cultura. Entre as atribuições do Conselho está a de colaborar na formulação da política cultural do estado, visando uma ação integrada no processo de desenvolvimento cultural e socioeconômico do estado.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes