O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ no Simpósio Internacional de Contadores de Histórias
Publicado em: 28/07/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ no Simpósio Internacional de Contadores de Histórias

Adeptos da arte de contar histórias do Brasil e de outros países estão reunidos desde terça-feira, 27 de julho, no Espaço Sesc de Copacabana, no Rio de Janeiro. Eles participam do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias, que termina no próximo dia 31. O tema desta quinta edição é “Minha Terra tem histórias - uma homenagem aos escritores que falam de suas terras”.


O tema do evento deste ano motivou o convite feito aos autores do projeto Rio em Mapas, da FAPERJ, que participa com a exposição das suas quatro edições – que tem entre os principais objetivos aprofundar a relação entre os moradores e seus bairros. Exemplares da última edição, que retrata o bairro de Santa Teresa, foram distribuídos na abertura do evento. “Desde que conheci esse projeto da FAPERJ fiquei encantada”, disse Benita Prieto, idealizadora do evento.

 

“O Rio de Janeiro é a minha terra; e nós temos que levantar o astral dessa cidade que anda muito baixo. Achei que seria interessante mostrar esses mapas para que as pessoas vissem como a FAPERJ conta a história do Rio”, explicou.

Na abertura do evento, na noite de quarta-feira, o escritor Antônio Torres e a professora da PUC Giovanna Dealtry participaram de uma roda de prosa mediada pela jornalista Leda Nagle. Com o tema “Rio de Janeiro: Literatura e História”, a roda de prosa foi seguida por uma intervenção artística intitulada “O Rio e suas Histórias”. Participaram do quadro Lúcia Fidalgo, Eliana Yunes, Augusto Pessôa, Rodrigo Lima e Rogério Saturnino.

Entre as atividades programadas está uma maratona ininterrupta de contos que começa às 18h de sábado e só termina às 18h de domingo. O público também pode participar de oficinas, mesas de debates e apresentações diárias de contadores de histórias.

Com entrada franca para todas as atividades, o evento traz uma novidade este ano: o Mercado da Palavra Dom Quixote de La Mancha, que inclui uma feira de livros, espaço de leitura e outras atividades. É necessário fazer inscrição para as oficinas, já que as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas no Espaço Sesc, que fica na Rua Domingos Ferreira, 160, em Copacabana.

Veja aqui a programação

Veja também:
Rio de Janeiro em Mapas - Centro
Rio de Janeiro em Mapas - São Cristóvão, Benfica e Mangueira
Rio de Janeiro em Mapas - Campos dos Goytacazes
Rio de Janeiro em Mapas – Santa Teresa

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes