A psicanálise como instrumento de pesquisa em instituições é um dos temas da Terceira Jornada de Pesquisa e Intercâmbio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (Nipiac), da UFRJ, que será realizada no dia 13 de outubro na Casa da Ciência (Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, tel.: 2542-7494).
Com apoio da FAPERJ, o encontro é aberto ao público e tem entrada franca. Entre os temas presentes no programa estão: Psicanálise e cultura, Aprendizagem e desenvolvimento e Infância e juventude na cultura brasileira. Após os debates haverá um coquetel de lançamento dos volumes 4 e 5 da Coleção Infância e Adolescência no Contemporâneo.
Editada pela NAU Editora do Rio de Janeiro, a coleção completa, assim, cinco volumes – todos publicados com o apoio da FAPERJ. Questões atuais da infância e da juventude são abordadas nos livros, que trazem ainda resultados de pesquisas. Os textos são voltados para pesquisadores e profissionais da área, servindo de subsídios para políticas públicas direcionadas a crianças e jovens.
A coleção faz parte da ação programática do Nipiac, que recebe apoio da Fundação, por meio de bolsas de Iniciação Científica, Jovens Cientistas e auxílios a projetos específicos. Contemplada com uma bolsa Cientistas do Nosso Estado, a coordenadora do Nipiac e da coleção, Lucia Rabello de Castro, reconhece a importância do apoio da Fundação a publicações, pesquisas, organização de eventos, vídeos e intercâmbios científicos. “A FAPERJ tem sido uma parceira constante. Ela tem consubstanciado um apoio efetivo, importante e valioso para os estudos na área da infância e juventude do nosso Estado e do país”, disse.
Os dois novos volumes da coleção
Mostrando a Real: Um retrato da juventude pobre no Rio de Janeiro é resultado de um projeto de pesquisa e intervenção social com cerca de 1.900 jovens moradores de comunidades pobres do Rio de Janeiro. Liderada por Lucia Rabello de Castro e Jane Correa uma equipe de pesquisadores trabalhou ao longo de um ano sobre os dados obtidos para trazerem ao público os resultados da pesquisa. O prefácio é assinado pelo professor doutor Deepak Kumar Behera, titular de Antropologia Social da Universidade de Sambalpur, Orissa, Índia, que, com financiamento da FAPERJ, esteve como professor visitante na UFRJ a convite do Instituto de Psicologia.
Juventude Contemporânea: Perspectivas Nacionais e Internacionais é uma seleção de trabalhos apresentados no Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira (JUBRA), realizado na UFRJ em outubro de 2004, também apoiado pela FAPERJ. O livro respeita a
O JUBRA reuniu cerca de 600 pessoas, entre pesquisadores, professores, profissionais, alunos e pessoas interessadas nos problemas da juventude contemporânea. Contou com a presença de pesquisadores estrangeiros do Canadá, Portugal, França, Índia, Rússia, Argentina, Uruguai e México.
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes