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Empresa apoiada pelo Rio Inovação lança iogurte de soja
Contemplada no primeiro edital do programa Rio Inovação, a Ecobras lançou nesta quarta-feira, 16 de novembro, durante a II BioFach América Latina 2005 (Expo Sustentat), no Riocentro, um produto que promete despertar o interesse de muitos consumidores. Trata-se do iogurte orgânico de soja Yosoy. O lançamento só foi possível graças aos recursos repassados à empresa Ecobras por meio do edital da FAPERJ. O novo produto deverá estar disponível para o consumidor até o início de 2006.
Autor do projeto que possibilitou a expansão da Ecobras e a produção do iogurte, Paulo Savino afirma que o apoio da FAPERJ foi decisivo para tornar o empreendimento uma realidade: “Para uma empresa pequena como a nossa, foi fundamental contarmos com os recursos disponibilizados pela Fundação. Se já tínhamos o produto bem desenvolvido, a parte final de todo empreendimento é onerosa e exige uma grande mobilização de recursos humanos e materiais”, explica. “O Rio Inovação permitiu que o Yosoy se tornasse realidade num prazo muito menor”, completa Savino.
A iniciativa, pioneira no gênero no Brasil, oferece uma nova opção às pessoas que possuem intolerância à lactose e que não podem consumir o iogurte tradicional. O novo produto, 100% orgânico, tem colesterol e lactose zero, além de baixo teor de gordura saturada. Inicialmente, deverão ser produzidos em torno de 15 mil litros do iogurte por mês, nos sabores morango, mel com baunilha e natural.
Instalada na Estrada do Carapiá, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio, a Ecobras nasceu em 1989,
em Nova Friburgo, por iniciativa do casal Paulo e Paula Savino. O empreendimento esteve voltado, por quase uma década, para programas mensais de desintoxicação e reavaliação dos hábitos cotidianos de alimentação, respiração e movimento físico. Paralelamente, o casal se dedicava à produção e comercialização de alimentos derivados da soja, do trigo e do arroz integral.
Em 2001, no entanto, os Savino decidiram que era hora de parar com os programas receptivos e concentrar-se na produção de alimentos, transferindo a linha de produção para os arredores da capital fluminense. Hoje, a Ecobras, uma empresa genuinamente nacional, conta com uma equipe de dezoito funcionários. Além do novo iogurte, a empresa produz leite de soja, tofu dos tipos fresco, defumado, cottage, molho shoyu e maionese. A empresa, que atende clientes nos estados do Rio, Bahia, Espírito Santo e São Paulo, mantém um serviço gratuito de esclarecimento nutricional, dicas e receitas de alimentos naturais.
Segunda edição do Rio Inovação atraiu 154 proponentes
A segunda edição do Rio Inovação, lançado em 13 de setembro no Palácio Guanabara, recebeu 154 propostas até a data de encerramento, em 14 de outubro. Neste momento, integrantes da assessoria de tecnologia da FAPERJ realizam entrevistas e exame das propostas. O edital tem o objetivo de induzir a aproximação entre as instituições de pesquisa e as empresas fluminenses. Uma parceria com o governo federal por meio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia), o edital contará, desta vez, com recursos de R$ 13,8 milhões.
Desta vez, as quatro áreas de interesse do programa foram as de Agronegócios, Biotecnologia, Saúde e Energia. Elas contarão com recursos de seus respectivos fundos setoriais. Já os recursos do Fundo Verde Amarelo poderão contemplar outras áreas.
Nas áreas de interesse, o Governo do Estado do Rio de Janeiro privilegiará os projetos sobre produtos orgânicos, fruticultura, desenvolvimento de kits diagnósticos para doenças humanas e animais, fitoterápicos, quimioterápicos, equipamentos médicos, aquecimento de água e geração de energia para unidades rurais, bem como softwares aplicados às áreas de interesse deste edital.