A FAPERJ faz seus últimos preparativos para o lançamento do novo sistema informatizado da Fundação, inFAPERJ, previsto para as 13h da próxima segunda-feira, dia 13 de fevereiro. Ao longo da semana, diversos setores do órgão foram submetidos a treinamento de modo a garantir pronto atendimento aos usuários em caso de dificuldades para acessar o novo sistema. Um link a ser disponibilizado na homepage da FAPERJ irá redirecionar os interessados em consultar a nova base de dados da instituição.
Nos últimos dias, 16 funcionários de diferentes setores da instituição, como protocolo, suporte e secretarias, passaram por treinamento a fim de garantir uma rápida resposta às eventuais demandas que venham a surgir após a implementação do inFAPERJ. Idealizado para agilizar o trabalho administrativo da Fundação e diminuir a utilização de documentos em papel durante a solicitação de auxílios, bolsas e editais, o novo sistema permitirá, em sua primeira fase, que os cadastros dos pesquisadores sejam feitos através da internet, em vez de entregues em papel e redigitados internamente. Posteriormente, o pesquisador poderá utilizar o sistema para participar de editais, bem como acompanhar o andamento dos processos.
Os procedimentos para os demais pedidos de fomento do programa básico (balcão) permanecerão inalterados. A partir do dia 13, no entanto, os interessados deverão anexar a esses pedidos o cadastro pessoal impresso a partir da base de dados do InFAPERJ. Aqueles que ainda não possuírem um cadastro deverão fazê-lo antes de solicitar o pedido. A Fundação solicita a todos os pesquisadores cadastrados e àqueles que vierem a realizar um cadastro junto ao órgão que anexem um currículo de suas atividades acadêmicas e/ou profissionais (Obs: para aqueles que já possuem currículo na Plataforma Lattes, do CNPq, a FAPERJ solicita que seja anexada uma versão resumida do referido documento, em formato .rtf).
A segunda etapa de implantação do inFAPERJ ocorrerá ainda no primeiro trimestre de 2006, por ocasião do lançamento do edital Bolsa Nota 10, que premia os melhores alunos dos Programas de Pós-Graduação do Rio de Janeiro, com conceitos 5, 6 e 7 na CAPES. Nessa etapa, os postulantes a esse apoio poderão solicitar o pedido inteiramente online. Em seguida, o novo sistema será utilizado no programa Primeiros Projetos, uma iniciativa da FAPERJ em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, por intermédio do CNPq. O programa tem como objetivo apoiar a instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infra-estrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas de ensino e pesquisa, visando dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos.
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes