Os preparativos para o maior evento de popularização da ciência no Brasil já começaram. Na terça-feira, 14 de março, representantes de universidades, institutos de pesquisa e entidades ligadas ao conhecimento científico se reuniram no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro, para organizar as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que nesse ano será realizada de 16 a 23 de outubro. Em sua terceira edição, o evento nacional será inspirado no centenário do primeiro vôo do 14bis, invenção do brasileiro Alberto Santos Dumont, sob o lema Criatividade e Inovação.
A expectativa para esse ano é de que o evento mobilize ainda mais municípios e escolas de todo o Brasil. Em 2004, ano em que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi criada por decreto do presidente Lula, foram desenvolvidas 1.848 atividades em 252 municípios do Brasil, com a participação de 257 instituições. No segundo ano, os números foram mais expressivos: 332 municípios se integraram ao evento – dentre eles, 109 apenas da região sudeste – totalizando 6.701 atividades e 844 instituições de todo o país.
Ainda assim, para os responsáveis pela organização da Semana, o número de municípios envolvidos não cresceu como esperado. De acordo com Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência (Depdi), do Ministério da Ciência e Tecnologia, vários eventos sobre o centenário do 14bis serão estimulados ao longo do ano, para incentivar a participação de mais escolas e municípios na Semana Nacional.
“Santos Dumont é um expoente brasileiro da criatividade e da inovação, temas do evento. Por isso, a Semana Nacional será uma forma de estimular a auto-estima do brasileiro e tornar a invenção de Dumont mais conhecida no país e no exterior”, lembra Moreira.
Em abril, o Depdi terá encontro com secretários de C&T dos estados para buscar meios de aumentar a participação dos municípios. “O governo federal vai oferecer recursos, mas exigiremos uma contrapartida de verbas dos estados, que devem buscar outras fontes locais”, explica Moreira. Como exemplo positivo, ele citou o Estado do Rio de Janeiro, que conseguiu apoio de empresas privadas e estatais para somar-se aos recursos federais.
O grande evento tem como objetivo principal mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, na busca de valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana Nacional também pretende chamar atenção para a importância da ciência e da tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país.
De acordo com a organização do evento, o site oficial da Semana Nacional de C&T vai estar disponível ao público a partir de meados de abril. Lá, será possível encontrar informações, artigos, materiais para divulgação e contatos dos coordenadores do evento por estado. No endereço eletrônico, também será possível cadastrar as atividades que cada instituição oferecerá durante a semana.
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes