Gestores de saúde, representantes da comunidade científica e autoridades se reúnem segunda-feira, dia 10 de abril, a partir das 9h, no Museu da República, para debater a situação da pesquisa em saúde no Estado do Rio de Janeiro. Promovida pela FAPERJ, a reunião visa eleger os temas prioritários para a saúde fluminense que deverão ser contempladas na nova edição do edital Pesquisa Para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde da Fundação, a ser lançado ainda no correr de 2006.
Para o diretor-científico da Fundação, Jerson Lima Silva, responsável pela organização do encontro, os resultados parciais alcançados com a primeira edição do edital, lançado em dezembro de 2004 e ainda em vigência, foram amplamente satisfatórios. “O seminário de avaliação do edital que realizamos em dezembro de 2005 mostrou que estamos no caminho certo”, diz. “Entre as modificações que poderão ser adotadas na próxima edição do edital está a eventual expansão da rede de pesquisa em métodos moleculares para o diagnóstico de doenças cardiovasculares, infecciosas e parasitárias, que poderá incluir outras doenças de alta incidência no Estado do Rio de Janeiro”, adianta.
Na terça-feira, dia 11, o Comitê Gestor do edital se reunirá na sede da FAPERJ para fazer um balanço dos debates realizados no dia anterior. Participam do comitê representantes do Ministério da Saúde, do Ministério da Ciência e Tecnologia (representado pelo CNPq), da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (representada pela FAPERJ) e da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.
A primeira edição do edital Pesquisa para o SUS – uma parceria da FAPERJ com o Ministério da Saúde – contemplou 46 projetos com base nas prioridades em saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro e na Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes